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III Seminário Erer: chamada para inscrições: partilha de relatos de experiência
O Comitê permanente da educação para as relações étnico-raciais do CAp UFRJ – ERER convida para o III Seminário Erer – Entre a denúncia e a pronúncia: vamos falar sobre racismo?
Tema dos relatos de experiência – Necropolíticas e rotas de fuga: luta contra o racismo e práticas imaginativas no ambiente escolar
Propomos esse tema para situar o racismo em sua complexidade enquanto política de morte, que tem seus afluentes também na escola. Nessa direção, é possível pensar as estratégias de fuga enquanto movimento motriz para o modo de organização social quilombo, tal como refletem Beatriz do Nascimento e Abdias Nascimento. Essa perspectiva organizacional aponta para a necessidade de ampliarmos na escola a abertura para o fazer negro e indígena (sensu Muniz Sodré). Nos pautamos em Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Walidah Imarisha, Saidiya Hartman, Denise Ferreira da Silva, Ailton Krenak, Jefferson Tenório, Leda Maria Martins, Jota Mombaça e Castiel Vitorino para afirmar que esse fazer está vinculado às práticas de narrar, imaginar e fabular existências, mundos e fins de mundos para além do mundo colonial vigente. Nessa perspectiva, é fundamental ler e ouvir intelectuais negres e indígenas a fim de conhecermos ou reconhecermos as ferramentas fundamentais para a criação de rotas de fuga em nossas práticas docentes.
Sendo assim, o que fazemos diante da denúncia? O que o anúncio dos fins dos mundos nos mobiliza a pensar? Como somos convidados a agir após os fins dos mundos? Inspiradas em Ailton Krenak e Castiel Vitorino, sabemos que muitos mundos estão acabando e a todo momento. A partir dessa consciência, o que construiremos?
Ou ainda, seria possível pensar este fim de mundo como algo já dado e essa construção como já em curso, ainda que embrionária? Quais ações cotidianas antirracistas temos promovido? Com quais referenciais negros e indígenas temos dialogado nas nossas práticas? Quais narrativas potentes temos ajudado a construir enquanto Colégio de Aplicação?
Esse tema visa abraçar narrativas e práticas docentes/discentes que se contrapõem à pretensa neutralidade da cultura colonial brasileira. Desse modo, acolheremos aqui trabalhos que pensam e produzem os corpos – todos eles, inclusive os corpos e etnicidades brancas – e suas dinâmicas relacionais no ambiente escolar.
As sessões serão remotas. Todas as apresentações de relatos devem se referir a experiências vividas no CAp. A inscrição para apresentação de relatos de experiência é aberta ao corpo docente e técnico do CAp UFRJ. Estudantes da licenciatura em estágio no CAp e bolsistas de projetos de ensino também podem apresentar relatos desde que em conjunto com docentes regentes da(s) turma(s) a que se refere o relato. Podem se inscrever como ouvintes docentes, técnicos, terceirizades, estudantes em estágio no CAp UFRJ, bolsistas de projetos de ensino, mesmo que sem a presença de docentes do setor. Serão emitidos certificados de apresentação e participação como ouvinte.
Inscrições em: https://forms.gle/NbvDAr452u8Amys67
Prazo para inscrição de apresentação de relatos de experiência: 16 de setembro de 2022
Prazo para inscrição como ouvinte: 11 de outubro de 2022
Dia e horário dos relatos de experiência: sexta-feira, 14 de outubro de 2022 das 9h às 11h e das 15h às 17h
Detalhes do evento:
Dia(s): 16 set 2022
Horário: 23h58 - 23h59
Local:
Online: Inscrição
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: Até 16/09/2022
Site: https://www.cap.ufrj.br/
Instituição responsável: Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ)
Email do organizador:
Telefone de contato: