Seminário Nutes

O próximo Seminário Nutes será realizado na quarta-feira (26/10/2022) com o tema “Educação crítica, pedagogia política e esperança na construção de esferas públicas democráticas”, que será apresentado por Henry Giroux, professor e pesquisador do Departamento de Estudos Culturais da Faculdade de Ciências Humanas da McMaster University (Canadá). O evento será realizado, das 14h às 16h (Horário de Brasília), de forma online e com tradução simultânea inglês-português e transmissão pelo canal do Youtube: bit.ly/nutesaovivo.

Sob a forma de bate papo, com a troca de perguntas e respostas, esse encontro marca o pré-lançamento do livro “Educação, Direitos Sociais e Políticas Públicas: Práticas, Críticas E Utopias”. A obra, publicada pela editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em versão impressa e digital, é composta por capítulos baseados nos conceitos e provocações do professor Giroux e com a autoria e coautoria de docentes nacionais e internacionais, sendo vários deles/as do Instituto Nutes da UFRJ.

A mediação do seminário será feira pelos organizadores da obra e professores do Nutes, Gustavo Figueiredo, Andrea Costa e Vera Helena. Nessa ocasião os /as autores/as e coautores estabelecerão uma dinâmica de diálogo com o professor Giroux a partir de provocações/questões.

Para melhor acompanhamento da atividade, os mediadores sugerem a leitura prévia do capítulo escrito pelo autor, intitulado: “Educação crítica, pedagogia política e esperança na construção de esferas públicas democráticas”, disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36018.

O Seminário é promovido pelo Programa de pós-graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes. O evento é gratuito, online, aberto ao público em geral e sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: pos-grad@nutes.ufrj.br

Dia(s): 26 out 2022

Local:

Online: Canal do Youtube do Nutes

Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: http://www.ppgecs.nutes.ufrj.br/
Instituição responsável: Instituto Nutes