Editora UFRJ lança cartas de Hélio Oiticica

Exposições, Mostras e Lançamentos

O artista plástico Hélio Oiticica (1937 – 1980) rompeu com a tradição contemplativa em arte em prol de proposições que afetam comportamentos, com uma dimensão ética, social e política conectada com questões sociais do seu tempo. É esse artista multifacetado e ousado, considerado um dos maiores da história da arte brasileira, que a Editora UFRJ apresenta em Hélio Oiticica: cartas 1962-1970, livro idealizado por Cesar Oiticica Filho e organizado por Tania Rivera. O lançamento acontecerá no dia 15 de julho, às 15h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, à rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes.

A publicação com a seleção de parte das cartas de Hélio Oiticica traz o contexto de uma época, seus bastidores e a essência das criações do artista. As cartas também podem ser lidas como literatura ou como crônica e nos mostram a vida, os planos e o modo como Oiticica conseguiu criar uma rede de amigos e colaboradores, incentivados por ele a criar e a se tornar parceiros, numa espécie de processo coletivo de criação.

Nas cartas a seus amigos e interlocutores – Lygia Pape, Lygia Clark, Antonio Dias, Rubens Gerchman, Amilcar de Castro, Ivan Cardoso, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas e cineastas –, Hélio Oiticica os encoraja, buscando ajudá-los e defendendo sempre a importância de projetos em grupo.

Artista engajado, sobretudo em um momento em que a ditadura no Brasil se afirmava no poder, Hélio Oiticica fez questão de se posicionar. Em carta de 1969, que bem poderia ter sido escrita nos tempos atuais, a Jean Clay, historiador da arte, crítico e editor francês, ,ele escreve, “hoje, cada vez mais, as pessoas têm que definir suas posições políticas (…) Não podemos suportar posições ‘neutras’, pois quem quer que seja que cria tem um poder diretamente à mão (…) não é mais hora de os artistas separarem uma coisa da outra. Simplesmente não é possível”.

Tania Rivera é ensaísta, psicanalista, curadora e professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cesar Oiticica Filho, sobrinho do artista, é diretor artístico do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e do Projeto Hélio Oiticica, instituto responsável pela conservação e divulgação do acervo, mantido na casa onde morou o artista, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Detalhes do evento:

Dia(s): 15 jul 2023
Horário: 15h00 - 17h00

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, RJ, 20051-020

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não é necessário
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: maria@editora.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99296-6806