A opção pelos ricos

Entrevistas e Palestras

Palestra: “A opção pelos ricos: lutas operárias, Igreja e ditadura na província argentina de Jujuy“.

08 de agosto de 2023 (terça-feira)
14h às 17h

A apresentação se concentrará nos eventos históricos revelados no âmbito dos julgamentos por crimes contra a humanidade ocorridos desde 2012 na província argentina de Jujuy. Os testemunhos e dados apresentados como prova neste contexto revelaram a estreita colaboração exercida entre a Igreja Católica, as Forças Armadas e as grandes empresas instaladas na província para implementar, durante a última ditadura argentina e os anos que a precederam (1974-1983), uma política de terrorismo de Estado destinada a erradicar os robustos movimentos populares da época. Na província de Jujuy, cujas estruturas econômicas e etnoculturais ainda estão fortemente enraizadas em seu passado colonial, o papel fundamental desempenhado pela hierarquia da Igreja Católica na repressão às organizações operárias lança luz sobre alguns aspectos pouco conhecidos sobre o papel desempenhado pelo Vaticano e a Igreja Católica Argentina na consolidação de uma “civilização ocidental e cristã” que marcaria os destinos do Ocidente e do mundo inteiro durante a segunda metade do século XX e para além deste período.

Palestrante:
Martina L. Wiesz (Universidade Hebraica de Jerusalém)

Debatedores:
Dulce Pandolfi (UC/UFRJ)
Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ)
Jean-Marc Von Der Weid (AS-PTA)

O evento será presencial na Sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ)
Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo – Rio de Janeiro.

Promoção e realização:

– Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
– Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE -UFRJ)
– Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov)
– Comissão de Memória e Verdade (CMV/UFRJ)

Dia(s): 8 ago 2023

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)
Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, 22250-020

Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: https://cbae.ufrj.br/
Instituição responsável: UFRJ