Exposições, Mostras e Lançamentos
A Editora UFRJ acaba de publicar O que pensamos do presente, organizado por Beatriz Resende e Lucas Bandeira, com colaboração de Heloisa Teixeira, Carolina Correia dos Santos e Augusto Guimaraens Cavalcanti. O livro reúne doze textos e duas entrevistas dos cinco números mais recentes da Revista Z Cultural, uma publicação eletrônica do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC/Letras/UFRJ). O lançamento acontecerá no dia 31 de agosto de 2023, entre 11:20 e 12h, na Minerva Literária, Faculdade de Letras, livraria Machado & Cia.
Os textos selecionados representam de forma especial reflexões, interrogações, angústias e preocupações teóricas dos colaboradores da revista. A partir de óticas e repertórios múltiplos, mas articulados, são abordados temas contemporâneos e urgentes referentes a cultura, política, literatura, vida nas cidades e, especialmente, a questões de gênero e raça.
Ao leitor curioso, aí vão alguns spoilers: no artigo “Contos, cantos e desencantos sobre a maternidade em romancistas do Brasil e de África: Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Scholastique Mukasonga e Buchi Emecheta”, as autoras, Mary Garcia Castro e Fernanda Leal, discutem a representação da maternidade em autoras negras brasileiras e africanas. Em outro texto comparativo, Julio Cesar de Tavares, autor de “A experiência negra transnacional e a descoberta do apartaide brasileiro” investiga a possibilidade do uso do termo aportuguesado “apartaide” para definir a experiência de exclusão do negro no Brasil.
Em “O século biográfico”, Italo Moriconi nos apresenta um ponto de vista panorâmico ao escrever sobre a emergência de uma crítica e de uma literatura (auto)biográficas no século XXI como um “despertar histórico de subjetividades coletivas, minoritárias ou excluídas”.
Em “Corpo, afeto, rasura: apropriações da adversidade”, Eneida Leal Cunha aborda a apropriação do “acervo da barbárie ocidental” na obra da artista plástica Rosana Paulino, ao mesmo tempo que em “A literatura não vem do nada: a permanência de Sérgio Sant’Anna”, Sérgio de Sá nos fala sobre o modo de ser e de fazer literatura do escritor, morto de Covid em 2020.
O ponto de vista pessoal surge no ensaio de Cidinha da Silva, “Percurso de uma escritora durante o período de doutoramento”, mas também no de Adriana Armony, “O sexo dos anjos: notas sobre feminismo, sexo e literatura”, que adota a primeira pessoa de escritora e leitora para refletir sobre erotismo na literatura. A crítica feminista reaparece em “Uma piropoética lésbica do fogo”, de Adriana Azevedo.
Quanto ao presente mais imediato e urgente, aquele da pandemia, o assunto é explorado em artigos corajosos de Luiz Eduardo Soares, “Respiração artificial como estratégia e utopia”, e de Ettore Finazzi-Agrò, “A cidade sob ataque ou como sobreviver entre ruínas”, que reafirmam a potência da crítica como fio de luz para nos guiar na escuridão do presente.
O livro traz também duas entrevistas publicadas na revista: uma com o escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Prêmio Jabuti de melhor romance em 2021), e a outra com a poeta Angélica Freitas, sobre seu livro Canções de atormentar (2020). Além de ser uma das principais autoras da poesia contemporânea, Angélica Freitas apresenta uma reflexão teórica que remete a temas de importância nos estudos culturais, como as questões LGBTQIA+.
Beatriz Resende é editora da Revista Z Cultural, professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ, autora de Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI (Casa da Palavra/Biblioteca Nacional, 2008) e de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (2. ed. rev., Autêntica, 2016), entre outros.
Lucas Bandeira é editor-executivo da Revista Z Cultural e faz pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/Letras/UFRJ). É um dos autores de Mapas, rotas, cartas: uma história urbana do Rio de Janeiro em imagens (1762-1965) (ID Cultural, 2022).
O que pensamos do presente (org. Beatriz Resende e Lucas Bandeira, com colaboração de Heloisa Teixeira, Carolina Correia dos Santos e Augusto Guimaraens Cavalcanti)
286 p.: 21 cm
ISBN: 978-65-88388-02-0
Editora UFRJ, 2023
R$ 60,00
Lançamento: 31 de agosto de 2023, das 11:20 às 12h, na Minerva Literária, Faculdade de Letras, livraria Machado & Cia.
Detalhes do evento:
Dia(s): 31 ago 2023
Horário: 11h10 - 12h00
Local: Livraria Machado & Cia
Av. Horácio Macedo, 2151 - Faculdade de Letras da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 21941-598, Cidade Universitária
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não é necessário
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: mariadosocorromoura.editoraufrj@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99296-6806