Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ – 100 Anos

Atividades Culturais e Espetáculos

No concerto do dia 18 de setembro de 2024, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) prestará uma homenagem aos músicos da primeira geração de instrumentistas, quando o conjunto se chamava Orquestra do Instituto Nacional de Música. Com estreia em 25 de setembro de 1924, a orquestra era composta por jovens músicos que se tornariam grandes intérpretes como as violinistas Mariuccia Iacovino e Yolanda Peixoto, o violista George Marinuzzi, o violinista Oscar Borgerth e o violoncelista Iberê Gomes Grosso. Os dois últimos se tornariam professores da Escola Nacional de Música. Naquela ocasião o conjunto foi dirigido pelo professor Ernesto Ronchini, violinista, compositor e regente italiano, nascido em 1863 na cidade de Fano, na província de Pesaro e que imigrou para o Brasil em 1888. Em 1890, Ronchini foi nomeado professor de violino do Instituto Nacional de Música. O curso de Regência só seria criado em 1931, sendo o pioneiro no Brasil. O programa, sob a direção dos atuais alunos do Curso de Regência Orquestral da Escola de Música da UFRJ, irá apresentar algumas obras executadas nas duas primeiras temporadas da orquestra. A suíte ‘Esboços – Cenas pitorescas’ op. 38, de Leopoldo Miguéz, abrirá o concerto e foi formatada para cordas a partir de transcrições de obras originais para piano. Dois de seus movimentos foram as primeiras peças executadas pela orquestra, a valsa “Teteia” e a mazurca “Polônia”. No concerto inaugural foram executadas também duas breves peças de Ernesto Ronchini, ‘Berceuse’ e ‘2a. Gavota’, que voltam agora ao repertório após várias décadas sem execução. No segundo concerto da temporada de 1924, outras peças para orquestra de cordas foram apresentadas. O ‘Monólogo de Felisberto’, de Francisco Braga, é o quadro final da música incidental composta em 1906 para a peça ‘O Contratador dos diamantes’, de Afonso Arinos. A ‘Serenata para cordas’, de Alberto Nepomuceno, composta e estreada na cidade de Petrópolis em 1902, é uma das obras mais executadas do compositor e presente regularmente nos programas da OSUFRJ. Da segunda temporada é a ‘Romanza para cordas’ de Henrique Oswald. Composta em 1898, foi ouvida pela primeira vez na execução da Orquestra do Instituto Nacional de Música no concerto de 17 de novembro de 1925 e gravada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ em 2021.

Dia(s): 18 set 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 18 de setembro de 2024