Exposições, Mostras e Lançamentos
Como é imigrar no Brasil? Livro traz relatos que incluem acolhida e atrito
Irmãos de além-mar? reúne memórias de portugueses em solo brasileiro
Lançamentos
RJ – 13/9 – 19h Livraria da Travessa/Botafogo
Bate-papo com a jornalista e escritora Consuelo Dieguez
SP – 16/9 – 10:40 – Univ. Presbiteriana Mackenzie
Lançamento no IX Colóquio Internacional Portugueses de Papel
A Editora UFRJ lança Irmãos de além-mar? Portugueses e a imigração no Brasil, livro no qual o pesquisador Mario Luis Grangeia responde como o maior grupo de imigrantes fixados no Brasil retratou a vida aqui. Relatos de escritores e de empreendedores situam seu deslocamento (definitivo ou provisório) em meio a forças econômicas, direitos e redes migratórias e formam um painel de percepções que oscilam da acolhida ao atrito. Em vez do português colonizador, a atenção se volta ao imigrante português, que lidou com tantos desafios nos países de origem e de destino.
Imagens dessa cisão de vidas foram captadas na literatura portuguesa e em entrevistas com um grupo icônico: “portugueses de padarias”. A imigração lusa respondia por 1/3 dos estrangeiros vivendo no Brasil em 2000 e foi retratada por escritores como escravatura, sorte, mal necessário, maturação, miragem, alma dividida, espera e reinvenção. Os dez autores abordados no livro, com olhares à vida no Brasil, incluem nomes como Ferreira de Castro e Miguel Torga.
Empreendedores entrevistados como imigrantes pós-1950 atribuíram quatro significados à imigração: reencontro, para famílias divididas e reaproximadas; resistência, a quem vislumbrou uma rota para fugir do arbítrio nos anos Salazar; investimento, recorrente entre quem viajou na busca de ascensão social, mais rara em Portugal; e reinvenção. Os capítulos em que Grangeia escreve sobre portugueses estabelecidos há décadas, trata ainda das memórias de dois ícones lusos aqui – Ruth Escobar e Roberto Leal – e de dois autores ilustres em Portugal: Leonor Xavier e Carlos Fino.
Observação, conversação, testemunho, análise discursiva, relato historiográfico ou “arqueologia documental, a abordagem panorâmica adotada pelo autor se destaca por sua acessibilidade, compreensibilidade e amplitude. Ilumina as várias facetas e níveis do objeto exposto de modo igual, sem deixar ângulos cegos ou regiões obscuras; e retrata desde os aspectos materiais de ordem econômica, política e jurídica até as dimensões de cunho simbólico como as práticas culturais, as relações sociais ou a produção de imaginários relacionados a essa mobilidade histórica.” – Mohammed ElHajji, professor titular da UFRJ.
Mario Luis Grangeia oferece ao leitor uma oportunidade ímpar para se inteirar e“ refletir sobre um tema surpreendentemente pouco explorado entre nós, a imigração portuguesa para o Brasil. Reunindo de forma competente e prazerosa pesquisa histórica e literária, depoimentos e suas próprias reflexões de cientista social e neto de imigrantes portugueses, o autor nos faz cúmplices de seu trabalho, pois a leitura nos envolve e nos seduz.” – Elisa P. Reis, professora titular da UFRJ.
Reconstituir imaginários e vidas da maior migração em solo brasileiro vai na contramão da estigmatização de migrantes, que segue como questão-chave na agenda pública nos hemisférios Norte e Sul. O autor, cuja família materna veio da região de Bairrada, parte da figura popular do padeiro para ouvir memórias que não são só de panificadores. “Cada diálogo foi além de estereótipos e se tornou valioso para este ensaio que põe em questão o mito da receptividade brasileira a imigrantes, afinal, portugueses viveram sérios ataques entre o Primeiro Reinado e a Primeira República.”
Por fim, o autor se indaga se é válida, à luz de sua abordagem neste livro, a referência feita nos dois lados do oceano a portugueses e brasileiros como “irmãos d’além-mar”. Diante dessa indagação, Grangeia se diz mais dado a perguntas abertas que a respostas fechadas e convida leitores a rever este percurso que atravessou águas e dois séculos. Mais infos em https://editora.ufrj.br/produto/10155/
Mario Luis Grangeia é pesquisador associado do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (UFRJ) e do Albert Hirschman Centre on Democracy (Geneva Graduate Institute). Jornalista e doutor em Sociologia (UFRJ), iniciou a carreira na revista Exame e no jornal O Globo e é autor de Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática (Civilização Brasileira), Os Paralamas do Sucesso: Selvagem? (Cobogó) e coautor de Conectando as ciências humanas: novos olhares sobre a transdisciplinaridade (Appris).
Irmãos de além-mar? Portugueses e a imigração no Brasil
Mario Luis Grangeia
ISBN: 978-85-7108-513-8
192 p.
40,00
Detalhes do evento:
Dia(s): 13 set 2024
Horário: 19h00 - 21h00
Local: Livraria da Travessa
Rua Voluntários da Pátria, 97 , RJ, Botafogo
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: 40,00
Período de inscrição: não é necessário fazer inscrição
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: mariadosocorromoura.editoraufrj@gmail.com
Telefone de contato: 21 992966806