QUE MÚSICA É ESSA? Canções em fusão Brasil-Suécia

Atividades Culturais e Espetáculos

Não é apenas o amor pelo futebol que une Brasil e Suécia. A música tem um papel relevante na produção cultural desses países, que ultrapassa suas enormes fronteiras geográficas. A produção, performance e pesquisa em música entre eles vem se fortalecendo com projetos como o COMPARTIA (Composing Musicais Developing Tradicions), que envolve docentes, técnicos e estudantes da Escola de Música da UFRJ e da Academia de Música de Malmö, Universidade de Lund. Nesse processo de internacionalização, que vem proporcionando uma maior troca de conhecimentos na área, as duas instituições deram passos largos. O projeto ‘Que Música é Essa? Canções em fusão Brasil e Suécia’ já é prova que o trânsito entre Rio de Janeiro e Malmö, além de aumentar, vem dando excelentes resultados. E será possível tirar a prova dos nove no dia 15 de outubro de 2024, às 18h, no Salão Leopoldo Miguéz, ouvindo essas canções em fusão entre brasileiros e suecos.

A estrela é o professor, compositor e cantor Sven Kristersson, que apresentará composições inéditas no Brasil na companhia dos professores Bartholomeu Wiese (violão de seis cordas), Marcus Ferrer (viola de dez cordas) e Paulo Sá (bandolim), da Camerata de Cordas da UFRJ, com os alunos Queren Oliveira (oboé) e Wesley Lucas (percussão). Se a formação sai um pouco da caixinha, o repertório vai surpreender ainda mais. Teremos um samba-choro “Capitão da Silva”, homenagem ao primeiro exilado brasileiro na Suécia durante o período da ditadura militar; a “Ballada do amor e da morte”, com letra do poeta e tradutor Hjalmar Gulberg (1898-1961), obra envolvente e com sabor renascentista. Aliás, a poesia de Gulberg tem espaço destacado no concerto, de quem Sven é abertamente entusiasta e estudioso. São dele as letras de “E o pássaro que ouvimos” e “Intercessão para um espetáculo da Índia”. Membro da Academia de Letras da Suécia, o escritor foi responsável pela divulgação da obra da chilena Gabriela Mistral (1889-1957) no país, que acabou rendendo a poetisa um prêmio Nobel de Literatura, em 1945. Dela vamos ouvir “O Canto”, poesia sem tradução para o português, que Sven musicou e dedicou à saudosa professora e colega de ofício Veruschka Mainhard. E há mais, ainda, a “Madolinata” de Birger Sjöberg e a “Marcha da parada de Fritjof Andersson” com letra e música de Evert Taube, com arranjo de Kristersson. O escritor, compositor e cantor Evert Taube (1890-1976) é um dos músicos mais respeitados e o principal renovador da tradicional canção sueca no século XX. Uma unanimidade entre apreciadores e estudiosos da música mundial.

‘QUE MÚSICA É ESSA? Canções em fusão Brasil-Suécia’ junta a ginga brasileira com a sedutora canção sueca. Uma pedida e tanto para comemorar o dia dos professores, seja no Salão Leopoldo Miguéz, seja virtualmente pelo YouTube, com transmissão ao vivo pela TV SUAT. A Escola de Música fica na Rua do Passeio, 98, Lapa e a entrada é gratuita. Esperamos você lá!

PROGRAMA*

1- Capitão da Silva

2- O Canto
(Inspirada no poema homônimo de Gabriela Mistral e dedicada a memoria de Werouschka Mainhard)

3- Mandolinata
(Birger Sjöberg)

4- Marcha da parada de Fritjof Andersson
(Letra e musica: Evert Taube, arranjo: Sven Kristersson)

5- E o pássaro que ouvimos
Hjalmar Gullberg

6- Intercessão para um espetáculo da Índia
Hjalmar Gullberg

7- Ballada do amor e da morte
Hjalmar Gullberg

*Todas músicas, exceto a “Marcha da parada de Fritjof Andersson” foram compostas por Sven Kristersson

Detalhes do evento:

Dia(s): 15 out 2024
Horário: 18h00 - 19h15

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: 15/10/2024
Site: www.instagram.com/compartia/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: ciacarnaval@gmail.com
Telefone de contato: 21988659417