NCE de Portas Abertas 2024

Entrevistas e Palestras

NCE de Portas Abertas 2024

O NCE de Portas Abertas 2024 participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovendo uma programação que contará com palestras, oficinas e hackathon em torno do tema “Diálogos Contemporâneos sobre Computação Aplicada e Biomas” no dia 16 de outubro.

A programação da terceira edição do NCEPA oferecerá um painel composto por atividades e discussões com enfoque no uso da inteligência artificial aplicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, problematizando as dimensões éticas das tecnologias emergentes.

O evento terá início com a palestra “Uso de inteligência artificial para apoiar a gestão e o combate de incêndios florestais no Brasil”, ministrada pela professora Renata Libonati (IGEO/UFRJ). Na sequência, reunirá os pesquisadores Aloysio Ferrão (Fiocruz), Priscila Lima (NCE/UFRJ) e Renata Libonati na mesa-redonda “Diálogos sobre Inteligência Artificial e Biomas”, que acontecerá na parte da manhã.

Na parte da tarde, o evento contará com a presença dos pesquisadores Alexandre Costa (NUBEA/UFRJ), Edson Mello (IGEO/UFRJ) e Henrique Serdeira (NCE/UFRJ) na mesa-redonda “Diálogos sobre Ética, Tecnologia e Biomas”. Por fim, oferecerá 70 vagas para a participação na oficina “Ideas as a Service – o poder das IAs generativas nas empresas”, ministrada pelo pesquisador Cláudio Miceli (NCE).

Paralelamente às atividades citadas, abertas ao público, acontecerá o “HACKBIO”, um hackathon colaborativo envolvendo alunos de escolas das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. O “HackBio”, realizado com o apoio do CNPq, terá a participação de equipes, previamente selecionadas, na formulação de propostas para o enfrentamento de desafios relacionados aos biomas brasileiros. O evento contará com sorteio de brindes e premiação para as equipes participantes.

Para participar da 3ª Edição do NCE de Portas Abertas inscreva-se através deste link: https://forms.gle/WMuZZK1yUeKTYEdv9 ou acesse o formulário de inscrição através do QR Code que aparece na imagem de divulgação do evento.

Não perca esta oportunidade. Participe!

Dia(s): 16 out 2024

Local: Anfiteatro Maria Irene Melo – CCMN
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Bloco C, Rio de Janeiro, RJ, Cidade Universitária

Período de inscrição: Até a data do evento. Vagas limitadas.
Site: https://portal.nce.ufrj.br/
Instituição responsável: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Email do organizador: acs@nce.ufrj.br
Telefone de contato: 21 3938-3202