Aula de encerramento do MVDH 2024: Outra Comunicação é possível

Debates e Encontros

Passou rápido e já estamos com saudades!

No próximo dia 4 de novembro, segunda-feira, acontece a aula de encerramento da 11ª edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH), que terá como tema Outra comunicação é possível.

O evento é aberto ao público e ocorre das 17 às 20 horas no Auditório do Nepp-DH, que fica no 3ª andar do prédio anexo do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha. A entrada está localizada na Avenida Venceslau Brás, 71, Botafogo.

A proposta é promover um debate sobre a construção de um discurso diferente daquele produzido pelas mídias das grandes empresas do ramo, sejam elas audiovisuais, impressas, radiofônicas, de internet, plataformas digitais etc. Neste sentido, estarão reunidos profissionais e pesquisadores de comunicação comunitária, popular e independente, com o objetivo de refletir sobre uma perspectiva voltada para os direitos humanos e o combate a todas as formas de violência e opressão nos seus aspectos de classe, raça e gênero.

Estarão presentes:

Adilson Cabral:

Professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF), coordenador do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge).

Claudia Santiago Gianotti:

Jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação. Estudiosa e atuante na comunicação sindical e popular.

Euro Mascarenhas Filho:

Jornalista, assessor de comunicação da Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) e colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Fabio Leon:

Jornalista e coordenador de comunicação do movimento social Fórum Grita Baixada (FGB) e repórter especial do site de notícias Rio On Watch.

Hélio Euclides:

Cria da Maré. Graduado em jornalismo pela UNISUAM, fez parte da equipe do Jornal O Cidadão, da Rádio Revolução FM, da Rádio Viva Rio AM, da Rádio Marémanguinhos, e está desde a fundação – em 2009 – no Maré de Notícias. Foi premiado por duas vezes no Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social. Em novembro completa 25 anos de comunicação comunitária. Casado com a professora Viviane Couto, é pai de Ângela Beatriz.

Leila Salim:

Jornalista, pesquisadora em comunicação política e doutora em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ.

Luiza Sansão:

Jornalista especializada em Direitos Humanos e mestra em Comunicação Social na PUC-Rio. Foi repórter e editora da Ponte Jornalismo, passou pelo jornal O Dia e pelo Portal De olho nos ruralistas, tendo publicações em diversos veículos. Cobre em profundidade o caso Rafael Braga há 9 anos, tendo quase 30 publicações sobre o caso. Com a reportagem “Torturas do exército levaram Juan Forrastal ao suicídio”, capa da edição “Subsídios para uma comissão da verdade da USP”, da Revista Adusp, recebeu menção honrosa do Prêmio Herzog, em 2013, e colaborou com a Comissão da Verdade da Alesp.

Viviane Tavares:

Jornalista graduada pela UFF e mestra em Tecnologias Digitais pela UERJ. Especialista em Estratégias de Comunicação e mobilização para incidência política com experiências na área da saúde e direitos digitais. É pesquisadora do coletivo Intervozes na área da desinformação e discurso de ódio.

A aula será transmistida ao vivo pelo Canal MVDH no Youtube. Segue o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=pIfheFZ0o1c&list=PL3ZPUGVWguyGkmcVIQGsURdj-Skp6YYnA&index=1

Detalhes do evento:

Dia(s): 4 nov 2024
Horário: 17h00 - 20h00

Local: Auditório do NEPP-DH
Av. Pasteur, 250 - Prédio Anexo do CFCH - 3º andar, Rio de Janeiro, RJ, 22290-140, Urca

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: 0,00
Período de inscrição: Não é necessário
Site: https://www.youtube.com/watch?v=pIfheFZ0o1c&list=PL3ZPUGVWguyGkmcVIQGsURdj-Skp6YYnA&index=1
Instituição responsável: Nepp-DH/UFRJ
Email do organizador: ppbarreto@gmail.com
Telefone de contato: