Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ na Sala Cecília Meireles

Atividades Culturais e Espetáculos

Em sua centésima temporada, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) retorna ao palco da Sala Cecília Meireles para executar um repertório eclético e desafiador.

O programa tem início com o Intermezzo da ópera “Manon Lescaut”, uma homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) no ano do centenário de sua morte. O intermezzo instrumental tem por finalidade separar os atos ou cenas de uma ópera e funciona como uma introdução à cena seguinte. Na ópera “Manon Lescaut” o intermezzo está localizado entre o segundo e o terceiro ato. Após a intensidade dramática inicial, expressa pelo solo de viola, a melodia principal, derivada do dueto do segundo ato, é típica das cenas de amor de Puccini, com frases largas e sentimentais.

A obra concertante do programa é “Concerto para tuba”, do compositor inglês Ralph Vaugham-Williams (1872-1958). O instrumento mais grave da família dos metais se faz pouco presente como instrumento solista no repertório orquestral. O concerto foi composto em 1954 para os 50 anos da Orquestra Sinfônica de Londres e estreou no mesmo ano pelo tubista Philip Catelinet, músico da própria orquestra, sob a regência de John Barbirolli. O concerto transformou-se rapidamente em pilar do repertório para o instrumento. Em seus três breves movimentos, o compositor alterna uma típica marcha inglesa, de trechos enérgicos de passagens rápidas nos movimentos extremos, com o lirismo e a vocalidade melódica no registro agudo do movimento central.

O programa conclui com uma das peças mais emblemáticas do repertório orquestral russo, a suíte “Sheherazade op. 35”, de Nicolai Rimsky-Korsakov. Os quatro movimentos são baseados em trechos das “Mil e uma noites”, o famoso livro da literatura oriental, no qual o Rei Xariar, após ter sido traído, manda matar as sucessoras de sua primeira esposa após a noite de núpcias. Sheherazade, ao se casar com o rei, escapa da morte contando a ele histórias maravilhosas, que prendem a atenção de Xariar, pois as interrompe para continuar no dia seguinte, e assim sucessivamente, ao longo de mil e uma noites, quando o rei, arrependido, desiste de executá-la. As histórias narradas por Sheherazade inspiraram Korsakov a escrever sua obra mais popular, na qual expressa a atmosfera dos contos orientais através do brilhantismo da orquestração russa, com destaque para os variados instrumentos solistas, em especial o violino.

A OSUFRJ terá como solista Caio David (tuba) e a regência de Felipe Prazeres.

Detalhes do evento:

Dia(s): 29 nov 2024
Horário: 19h00 - 20h30

Local: Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47, Rio de Janeiro, RJ, 20021-180, Centro

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Preços Populares
Período de inscrição: 29 de maio de 2024
Site: http://salaceciliameireles.rj.gov.br/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: ciacarnaval@gmail.com
Telefone de contato: (21) 2205-3417