Escola de Música
A trilha sonora, a paródia e a inquietude
QUINTA-FEIRA, 14 de AGOSTO de 2025 – 19:00
Salão Leopoldo Miguez
CONCERTO IV
Programa:
Nino ROTA (1911 – 1979)
Trio para flauta, violino e piano (1958) 15’
Eduardo Monteiro, flauta; Fernando Pereira, violino; Flávio Augusto, piano
Claudio SANTORO (1919 – 1989)
Fantasia Sulamérica para clarineta solo (1983) 4′
Márcio Costa, clarineta
Edison DENISOV (1929-1996) Sonata para clarineta solo (1972) 6’
I – Lento, poco rubato; II – Allegro giusto
Gabriel Peter, clarineta
Elliott CARTER (1908-2012)
Steep Steps para clarone solo (2001) 4’
Thiuago Tabares, clarone
Peter MAXWELL DAVIES (1934 – 2016)
Alma Redemptoris Mater op. 5 para sexteto de sopros (1957) 7’
I – Andante; II – Presto; III. Andante
Helder Teixeira, flauta; Juliana Bravim , oboé; Márcio Costa e Gabriel Peter, clarinetas; Gilieder Veríssimo, trompa; Paulo Andrade, fagote
Bernd Alois ZIMMERMANN (1918 – 1970)
Rheinische Kirmertänze para sopros e percussão (1962) 8’
Helder Teixeira e João Pedro (flautas); Juliana Bravim e Pierre Descaves (oboés); Márcio Costa e Gabriel Peter (clarinetas); Paulo Andrade (fagote); Mauro Ávila (contrafagote); Gilieder Veríssimo e Mateus Lisboa (trompas); Gabriel Lima (trompete); Everson Moraes (trombone) e Davi Albino (tuba)
Robert KURKA (1921 – 1957)
Suíte da ópera ‘The good soldier’ Schweik( 1952) 22’
I – Abertura; II – Lamento; III – Marcha; IV – Dança da Guerra; V – Pastoral; VI – Finale
João Pedro (piccolo); Ana Márcia (flauta); Juliana Bravim (oboé); Pierre Descaves (corne-inglês); Márcio Costa (clarineta); Igor Carvalho (clarone); Paulo Andrade (fagote); Mauro Ávila (contrafagote); Johann, Gilieder Veríssimo e Mateus Lisboa (trompas); Gabriel Lima e Cesar Braz (trompetes); Everson Moraes (trombone), Tiago Calderano (caixa) e Pedro Coelho (tímpanos)
Sopros e Percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ
Marcelo Jardim, regência
A obra musical do italiano Nino Rota trafega com facilidade entre a exuberância necessária para as muitas trilhas sonoras cinematográficas fellinianas e a contenção formal típica da música de câmara. Em ambas, no entanto, se encontra a mesma musicalidade e riqueza melódica. Seu TRIO para flauta, violino e piano é uma prova disso.
Na FANTASIA SUL AMÉRICA, para clarinete solo de Cláudio Santoro encontramos uma objetiva busca e pesquisa tímbrica. Tal objetivo permeia também a SONATA PARA CLARINETE SOLO, do compositor russo Édison Denisov. O americano Elliot Carter, em sua obra STEEP STEPS, para clarone solo, é outro compositor que se dedica a explorar as sonoridades individuais de instrumento de sopro em obra solo.
Com o inglês Peter Maxwell Davies entramos no campo rico e instigante da paródia, ou melhor conceituando, da paráfrase musical. Sua obra ALMA REDEMPTOR MATER baseia-se num moteto do compositor inglês do século XVI John Dunstable.
Já a obra de Bernd Alois Zimmermann é versão para conjunto de sopros de danças renanas e a suíte THE GOOD SOLDIER SCHWEIK, do compositor Robert Kurka, apresenta uma linguagem musical afim da de seu contemporâneo Kurt Weill, com melodias folclóricas estilizadas e a variedade dramática se estendendo do popular até o macabro.
Detalhes do evento:
Dia(s): 14 ago 2025
Horário: 19h00 - 20h00
Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Entrada Franca
Período de inscrição:
Site: https://musica.ufrj.br/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: artistico@musica.ufrj.br
Telefone de contato:
