Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ no 31º Festival Brasileiro de Trombonistas

Escola de Música

Release

No concerto de 21 de agosto na Igreja da Candelária a Orquestra Sinfônica da UFRJ irá colaborar com dois importantes eventos. O primeiro é o 31o Festival Brasileiro de Trombonistas, promovido pela Associação Brasileira de Trombonistas, através do qual participarão dois solistas internacionais. Brian Hecht é instrumentista da Orquestra Sinfônica de Dallas e será o solista de obras de dois compositores americanos, Eric Ewazen (Ballade para trombone baixo) e Florence Price (Adoration). Já Hillary Simms, integrante do afamado American Brass Quintet, interpretará a Romanza op.85 de Max Bruch. O concerto será também dedicado a comemorar os 30 anos da série Música na Candelária. Para tal foi escolhido o Te Deum em Dó maior de Joseph Haydn (1732-1809). O Te Deum é um antigo hino medieval católico datado aproximadamente do ano 387 d.C. Foi utilizado por inúmeros compositores e é apropriado para celebrações festivas, de ação de graças e em eventos solenes. O Te Deum foi encomendado a Haydn pela Imperatriz Maria Teresa, esposa de Francisco I da Áustria. O compositor estruturou a obra para coro e orquestra, sem solistas, em movimento único com três partes. A primeira (Te Deum laudamus) abre com o coro em uníssono após uma breve e brilhante introdução orquestral. A parte central (Te ergo quaesumus), em tonalidade menor, cria o contraste para a retomada do clima festivo na terceira parte (Aeterna fac cum sanctis tuis), que finaliza com uma fuga dupla sobre as palavras In te Domine speravi.

HILLARY SIMMS

 

A trombonista canadense Hillary Simms obteve o bacharelado na McGill University, o mestrado pela Yale University e atualmente cursa o doutorado em Música na Northwestern University. Hillary recebeu inúmeros prêmios de performance, incluindo o The American Trombone Workshop Solo Competition, Le Concours Orchestre Symphonique de Montréal, o Sylva Gelber Music Foundation Award e a Gold Medal of Excellence pela McGill University. Colaborou com diversas orquestras do Canadá, como as sinfônicas de Vancouver e Sinfônica de Winnipeg, e dos Estados Unidos, como a Filarmônica de Nova York, e as sinfônicas de Chicago e de São Francisco. Como professora convidada leciona no Southeast Trombone Symposium e no Aspen Summer Music Festival and School. Atualmente é trombonista do renomado conjunto American Brass Quintet e faz parte do corpo docente da Juilliard School e da Montclair State University.

 

BRIAN HECHT

 

Brian Hecht obteve seu bacharelado em Música pela University of Texas, em Austin. O mestrado foi realizado na Northwestern University. Recebeu inúmeros prêmios de performance, incluindo o primeiro prêmio no Zellmer-Minnesota Orchestra Trombone Competition e no Edwards Big 12 Bass Trombone Solo Competition. Ao longo de sua carreira colaborou com as filarmônicas e sinfônicas de Nova York, Chicago, Cleveland, Filadélfia, São Francisco, Detroit, Pittsburgh, Washington, Seattle, Baltimore e Alabama. Como artista convidado e professor atuou no Southeast Trombone Symposium, no Hungarian Trombone Bootcamp (Budapeste, Hungria), no Jeju International Wind Ensemble Festival e no Korea Trombone Symposium (Seoul, Coreia do Sul), no Jinbao International Music Festival (Tianjin, China) e no American Trombone Workshop (Washington, D.C.). Como trombonista atuou na Orquestra Sinfônica de Atlanta e na Banda da Marinha dos Estados Unidos, em Washington, D.C. Atualmente é trombonista da Orquestra Sinfônica de Dallas desde setembro de 2021.

 

MARCELO JARDIM

 

Marcelo Jardim é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor orientador do Programa do Mestrado Profissional em Música (PROMUS) da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador geral dos Projetos UFRJ-Funarte, com abrangência nacional. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Mantém constante agenda como regente convidado, palestrante e professor, com atuação com orquestras e bandas sinfônicas, festivais, seminários, simpósios e congressos, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

 

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ

Direção artística: André Cardoso

 

Violinos

Ana Catto

Andréia Carizzi

Angélica Alves

Dâmaris Santos

Her Agapito

Inah Pena

Ivan Quintana

Lucas Alvares

Mauro Rufino

Priscila Rato

Ricardo Coimbra

Talita Vieira

 

Violas

Cecília Mendes

Cindy Folly

Ivan Zandonade

Rafael Dias Belo

Rúbia Siqueira

Thaís Mendes

 

Violoncelos

Eleonora Fortunato

João Bustamante

Paulo Santoro

Ricardo Santoro

Mateus Ceccato

 

Contrabaixos

Rodrigo Favaro

Tarcísio Silva

Vóila Marques

 

Flautas

Arthur Figueiredo

João Pedro de Souza Barros

 

Oboés

Juliana Bravim

Leandro Finotti

Pierre Descaves

Thiago Neves

 

Clarinetas

Gabriel Peter

Igor Carvalho

Márcio Costa

Thiago Tavares

 

Fagotes

Mauro Ávila

Paulo Andrade

 

Trompas

Giliéder Veríssimo

Mateus Lisboa

Sérgio Motta

Tiago Carneiro

 

Trompetes

Leonardo dos Santos de Souza

César Braz

Gabriel Jorge Lima

 

Tímpanos e Percussão

Pedro Moita

Thiago Calderano

 

Harpa

Giovana Sanches

 

Mídias sociais

Kelly Davis

 

Designer gráfico

Márcia Carnaval

 

Administração

Ricardo Brito

 

Bolsistas

João Vítor Trugilho

Dênis Carvalho Rosa da Conceição

 

Redes Sociais

https://www.facebook.com/orquestrasinfonicaufrj

https://www.instagram.com/orquestra_ufrj/

Programa

 

1- Eric EWAZEN (1954) – Ballade para trombone baixo, harpa e cordas (1986/96) 13′

 

2- Florence PRICE (1887-1953) – Adoration para trombone e cordas (1951) 4′

 

Solista: Brian Hecht

 

3- Max BRUCH (1838-1920) – Romanza op.85 para trombone (1911) 9′

 

Solista: Hillary Simms

 

4- Joseph HAYDN (1732-1809) – Te Deum em Dó Hob. XXIII c: 2 (1800) 10′

 

Coro Brasil Ensemble

(Direção de Maria José Chevitarese)

Orquestra Sinfônica da UFRJ

Regência de Marcelo Jardim

 

Detalhes do evento:

Dia(s): 21 ago 2025
Horário: 18h00 - 19h30

Local: Igreja da Candelária
Praça Pio X s/n, Rio de Janeiro, RJ, 20040-020, Sudeste

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: ENTRADA FRANCA
Período de inscrição: N/C
Site: http://musica.ufrj.br
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: N/C
Telefone de contato: N/C