Abertura do Laboratório da Palavra – PACC

INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO DA PALAVRA

Dia 11/10, Hall da Biblioteca da Faculdade de Letras/UFRJ, a partir das 9h:
cartazweblab
Com palestras de:

– Cristiane Costa | Edição  (9h)
– Luiz Tatit | Canção (11h)
– Antonio Cicero e Angélica Freitas | Poesia (14h)

Terça-feira, 11 de outubro, ocorrerá a abertura do Laboratório da palavra – PACC/UFRJ
 O laboratório é um centro de pesquisa em poéticas contemporâneas na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa em teoria, ensino,  técnicas e tecnologias em humanidades e arte.
 Atualmente, ele é composto por três núcleos:

O Laboratório da palavra

O laboratório da palavra (PACC-UFRJ) é um espaço de pesquisa e desenvolvimento localizado na Faculdade de Letras da UFRJ. Sua missão é explorar a relação entre humanidades e cultura contemporânea, ampliando o repertório técnico, tecnológico e teórico ao dispôr da comunidade acadêmica em suas atividades críticas, de ensino ou de criação. Especialmente, no laboratório são testadas as fronteiras — mais porosas do que rígidas — entre uma ética muito antiga do trabalho intelectual, seja em seu aspecto crítico, seja criativo, e o “nó” tecnológico que a cultura digital e as novas formas de sociabilidade impuseram a essa ética.

Núcleo Edição (laboratório de edição)

O Laboratório de Edição é um espaço dedicado à pequisa e educação sobre o livro, a leitura e a edição. O laboratório oferece cursos e oficinas, produz livros e cuida de projetos específicos relacionados à prática de edição e à história do livro e da leitura.

Núcleo Canção

O Núcleo de Canção do Laboratório da Palavra é um espaço dedicado à reflexão sobre canção brasileira, que reúne professores, alunos e demais interessados no tema, sejam eles da academia ou não. Através de seminários, oficinas, revistas, livros e eventos especiais, o NUC pretende ser uma instância de mediação crítica entre o público e a produção artística.

Núcleo Poesia

O Núcleo Poesia do Laboratório da Palavra é um espaço destinado, sobretudo, ao potencial criativo dos alunos da Faculdade de Letras e a todos os interessados. Por meio de oficinas, palestras e seminários, objetiva estimular a formação de críticos de poesia, de poetas e de poetas-críticos. Assim, este Núcleo está voltado para a interlocução entre teoria e prática, destacando o fazer como via de aperfeiçoamento de críticos e de poetas tanto da academia quanto de fora dela, tanto do centro quanto da periferia. Incentivar e divulgar a criação poética e a reflexão acerca da poesia é seu objetivo maior.

Dia(s): 11 out 2016

Local: PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) – Faculdade de Letras
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917

Período de inscrição: Sem inscrição