O Astronomia para Poetas desta semana vem com um assunto super interessante e atual: “A colonização de Marte e a expansão da humanidade para além do nosso planeta”.
Dentre os planetas e satélites do Sistema Solar, Marte possui as condições superficiais que mais se aproximam das terrestres. Sua temperatura média é de -55 ºC, comparados com +15 ºC para a Terra, valor dentro da faixa de temperatura de muitos ecossistemas – inclusive cidades – terrestres. Marte é único corpo do Sistema Solar onde também se verificam muitos dos processos geomorfológicos e atmosféricos da Terra: erosão fluvial, glacial e eólica, além da presença de nuvens de vapor de água.
Além de possuir água congelada na superfície e provavelmente água líquida em grande quantidade abaixo da superfície, Marte tem todos os minerais e minérios necessários ao florescimento de uma civilização tecnológica. Em Marte é possível implantar uma civilização e fazê-la autônoma na produção de combustível, oxigênio, água potável e alimentos, além de fabricar-se artefatos metálicos, plásticos e cerâmicos, construir abrigos e praticar agricultura. Talvez até seja possível modificar a atmosfera marciana, “terraformizando-a” e tornando sua superfície habitável para seres humanos, plantas e animais.
Neste encontro, o professor Gustavo F. Porto de Melo, do Observatório do Valongo, nos fala o porquê de Marte ser um planeta tão importante e cobiçado pelos cientistas e qual a necessidade de procurarmos outro planeta habitável para estabelecer moradia.
“Marte representa a fronteira natural para a expansão humana – um planeta próximo, rico em recursos e acessível com a tecnologia atual. Agências espaciais e empresas privadas (estas últimas, no momento, com planos mais concretos) ambicionam atingir o planeta e explorá-lo.” (Gustavo F. Porto de Melo).
E aí… quer saber mais sobre Marte e o provável futuro que a humanidade terá de enfrentar?! Então não perca o próximo Astronomia para Poetas.
Quarta, 05 de agosto às 19h
Pelo canal do Valongo no YoutTube
[https://www.youtube.com/channel/UCdEDU8wVrCVgIXfyuCXBgmA]
Nos acompanhe também em:
@valongoufrj Redes Sociais
www.ov.ufrj.br Site do Observatório
Texto e adaptação: Gustavo Porto de Melo e Taylan Sales.
Arte: Silvia Lorenz-Martins
#Astro #Science #Astronomy #ValongoUFRJ #AstronomiaParaPoetas #UFRJ #UniversidadePublica
Detalhes do evento:
Dia(s): 5 ago 2020
Horário: 19h00 - 20h30
Local:
Online: http://UCdEDU8wVrCVgIXfyuCXBgmA
Categorias
Sem CategoriasInscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: 05/08/2020
Site: https://ov.ufrj.br
Instituição responsável: Observatório do Valongo
Email do organizador: ov@astro.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2263-0685