Música de Concerto
No programa que a Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta às 19h do dia 25 de julho, sob a regência de Felipe Prazeres no Salão Leopoldo Miguéz consta a abertura do oratório “La Betulia Liberata” K118 (1771), de Mozart. Trata-se de obra que teria sido encomendada ao jovem compositor de 15 anos por Don Giuseppe Ximenes, príncipe de Aragão e membro de uma família nobre espanhola que vivia na cidade de Pádua. A abertura, por sua grande força dramática em tonalidade menor, pode ser associada ao movimento Strum und Drang (Tempestade e Ímpeto) que antecipou no século XVIII a estética romântica. Em forma tripartite, foi estruturada com um Andante central e finalizada por um Presto com reminiscências temáticas do movimento inicial.
O programa segue com o “Concertino para oboé” do compositor italiano Arrigo Pedrollo, tendo como solista a oboísta Juliana Bravim, integrante da orquestra. Composto em 1960 a obra foi concebida na forma típica do concertino, sem desenvolvimentos extensos. O primeiro movimento foi estruturado a partir de dois temas, o segundo (Canção Medieval), de caráter lírico, foi inspirado em antigas canções dos trovadores e o brilhante terceiro movimento confere ao solista diversas passagens de virtuosismo.
O programa finaliza com a “Sinfonia n. 2” em Ré maior op. 36, de Beethoven, obra que apresenta avanços composicionais consideráveis em relação à primeira sinfonia e, ainda baseado na tradição clássica, prenuncia os elementos que caracterizariam sua chamada “fase heróica”, com contrastes dinâmicos, modulações inesperadas e um ímpeto rítmico irresistível, especialmente no último movimento.
A entrada é franca.
Detalhes do evento:
Dia(s): 25 jul 2025
Horário: 19h00 - 20h30
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: gratuito
Site: https://www.instagram.com/orquestra_ufrj/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: ciacarnaval@gmail.com
Telefone de contato: 21988659417