Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ

Música de Concerto

O programa que a Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta em 28 de maio de 2025 no Salão Leopoldo Miguéz é bem eclético, com obras de diferentes períodos da história da música. Inicia com a “Pavane couleur du temps” para cordas, do compositor suíço Frank Martin. Composta em 1920 para cordas, ganhou versões para dois pianos e para orquestra de câmara (1954). A obra recebeu o título poético por ter sido inspirada no conto “Peau d’âne” , de Charles Perrault (1628-1703), no qual uma princesa, tentando evitar um casamento, coloca seu futuro e indesejado marido à prova ao pedir como presente um vestido ‘da cor do tempo’. A pavana é uma dança de corte em andamento moderado nascida na Itália no século XVI, mas que no século XIX despertou o interesse de compositores como Camille Saint-Saëns e Maurice Ravel. A “Pavane couleur du temps” é um bom exemplo das influências francesas na obra de Frank Martin.

A compositora norte-americana Florence Price estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra em Boston, onde ingressou em 1903. Após concluir os cursos de piano e órgão, retornou para sua cidade, Little Rock, no Arkansas. Em 1927 a família se mudou para Chicago e Florence ingressou no curso de composição do Chicago Musical College, onde, dois anos depois, escreveu seu primeiro quarteto de cordas, do qual se destaca o segundo movimento, um Andante moderato, que ganhou posteriormente uma versão para orquestra de cordas. A consagração como compositora chegou em 1932, quando foi premiada duplamente no Wanamaker Foundation Awards, recebendo o primeiro prêmio com a “Sinfonia em Mi menor” e o terceiro com sua “Sonata para Piano”. O “Andante Moderato para cordas” é obra baseada na tradição europeia, mas que revela também os primeiros indícios na busca por um idioma americano, que ficaria mais evidente em obras posteriores ao incorporar elementos dos spirituals afro-americanos.

Os períodos barroco e clássico se entrelaçam na “Abertura Acis & Galatea”, que George Friedrich Händel compôs em 1718. Setenta anos depois a obra seria revisitada por ninguém menos do que Mozart, que reelaborou a orquestra, incluindo as clarinetas. Em uma de suas viagens de concertos pela Europa, Mozart conheceu em Paris o compositor François-Joseph Gossec, aquele que talvez melhor represente o estilo da música da Revolução Francesa. As sinfonias de Gossec foram produzidas para os concertos públicos de orquestras como a La Pouplinière, dos Concert des Amateurs, por ele fundado em 1769, e a do Concert Spirituel. A Sinfonia “de Chasse” RH41 foi escrita em 1773 e se destaca pelos dois movimentos extremos, nos quais se destacam as trompas, instrumentos típicos da Musique de Vènerie, executada ao ar livre.

O concerto terá como regentes os alunos do curso de Regência Orquestral da UFRJ: Tiê de Kühl, Patrícia Espinoza, Franquimar Francisco, Rodrigo César e Gabriel Galdino e tem entrada franca.

Detalhes do evento:

Dia(s): 28 maio 2025
Horário: 19h00 - 20h15

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

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Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: gratuito
Site: https://www.instagram.com/orquestra_ufrj/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: ciacarnaval@gmail.com
Telefone de contato: 21988659417