Curso de extensão sobre enfrentamento às violações de direitos humanos

Cursos e Aulas

A Universidade da Cidadania e a Comissão da Memória e Verdade da UFRJ vão realizar a segunda edição do curso de extensão “Teorias e práticas para o enfrentamento às violações de direitos humanos”. O objetivo de curso é discutir as violações de direitos humanos no
presente, a partir das chaves de análise do racismo e da violência de Estado.

O curso busca abordar tanto uma dimensão histórica da longa trajetória de violência estatal no Brasil, quanto oferecer subsídios práticos para a atuação contemporânea na resistência a essas práticas, dando centralidade às dimensões da memória, da verdade, da justiça e da reparação.

Serão nove encontros, sendo o primeiro deles uma live com Luiz Antônio Simas e Dulce Pandolfi, no dia 06/06, às 19h, intitulado “O pós-abolição e o controle social das ‘classes perigosas’”.

As outras aulas serão todas via Zoom, em formato remoto. Ocorrerão todas as segundas-feiras, de 06/06 a 01/08, sempre de 19h às 21h. Para fazer sua inscrição, gratuita, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSsuQbCFKBFwMfZB7mh96rXZLNU42Uu1BdAgZFUFWOcbJOow/viewform.

13/06 – A ditadura militar e seus efeitos nas favelas
20/06 – As lutas dos moradores de favelas na redemocratização (1974-1988)
27/06 – Entre políticas fracassadas e formas de resistência: segurança pública e favelas na Nova República
04/07 – Violência de Estado, polícia e milícia hoje
11/07 – As lutas por memória
18/07 – Formas de denúncia e disputa de narrativa
25/07 – É possível reparar o irreparável?
01/08 – O sistema de justiça faz justiça?

A primeira edição do curso foi um sucesso, contou com centenas de inscritos e os debates foram muito proveitosos. Esperamos que esta nova edição amplie ainda mais esse diálogo tão urgente entre a universidade e aquelas e aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento à violência de Estado.

Dia(s): 13 jun 2022 - 1 ago 2022

Local:

Online: Inscrições

Período de inscrição: Verificar com a organização
Site: http://cidadania.forum.ufrj.br/
Instituição responsável: Universidade da Cidadania