Desafio Solar Brasil

Outros

Desafio Solar Brasil 2023: inovação impulsiona um futuro sustentável

Projeto de extensão universitária da UFRJ / NIDES promove o desenvolvimento de tecnologias náuticas movidas por energias limpas

O Desafio Solar Brasil – competição de barcos movidos à energia solar – está de volta em sua 16ª edição, trazendo uma mensagem clara: o futuro sustentável é conduzido por energias limpas. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ – NIDES, o evento acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, na praia de Icaraí, na cidade de Niterói.

“A nossa expectativa é consolidar a classe de barcos elétricos movido a energia solar, estimular representantes estrangeiros a participarem do projeto e realizar eventos itinerantes em cidades em todo Brasil. Além da competição de embarcações espera-se contar com um congresso para reunir instituições de ensino, administração pública e empresas para dialogarem temas como: Energias renováveis, educação de ciências e outras tecnologias, meio ambiente, transição energética, veículos elétricos e tecnologia social.”, prof. Ricardo Bogéa – Coordenador de Planejamento DSB – UFRJ/NIDES

Este ano, vinte polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se unem para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições renomadas como a UFRJ, a UFF, a USP, a UFSC, a UFPA, CEFET, IFFs e outras se destacam nesse cenário de inovação sustentável.

O Desafio Solar Brasil vai além de uma mera competição. Ele se tornou um projeto de extensão universitária que contribui para a formação de uma rede de pesquisadores
engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de placas painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.

A premiação da regata contemplará as três equipes que obtiverem as melhores pontuações no somatório de provas. No entanto, o reconhecimento não se limita apenas ao desempenho na água. Equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrerão a prêmios especiais dedicados ao esforço de divulgação científica, mostrando a importância de disseminar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis.

Além das competições, o Desafio Solar Brasil 2023 oferece uma programação ampla e diversificada. Palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público enriquecerão o evento, proporcionando uma experiência única de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica.

Os temas-chave das discussões incluem Descarbonização, Transição Energética, Economia Circular e Materiais Compósitos, Nitrogênio Verde, Tecnologia Social e Tecnologia Embarcada.

O Desafio Solar Brasil vai além dos limites acadêmicos, buscando o engajamento de instituições públicas e entidades da iniciativa privada. O evento conta com o patrocínio do governo do Estado e da Enel, reforçando a importância da colaboração entre os setores público e privado na missão por uma navegação mais limpa.

Serviço: Desafio Solar Brasil Enel

31 de julho 2023 a 6 de agosto 2023

Espaço aberto para visitação do público com oficinas dos barcos (Paddock) e outras atrações: a partir de 31 de julho 2023 às 12h.

Abertura oficial do Desafio: 1º de agosto (terça-feira) das 10h às 12h –
Local: Praia de Icaraí – Niterói – RJ

Competições dos barcos: 1º de agosto (terça-feira) das 14h às 16h. Dias 2 e 3 de agosto (quarta-feira e quinta-feira) das 9h às 16h30. Dia 5 de agosto (sábado) das 10h às 16h. Dia 6 de agosto (domingo) das 9h às 12h.

Premiação e Encerramento: 6 de agosto (domingo) das 16h às 18h.

Censura: Livre

Dia(s): 6 ago 2023

Local: Praia de Icaraí (em frente ao Clube Central)
Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 , Niterói, RJ, 24230-062, Icaraí