Exposições, Mostras e Lançamentos
A terceira edição do Dicionário de educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais, organizado por Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Jader de Medeiros Britto (1931-2024) e Osmar Fávero, acaba de sair do forno. A Editora UFRJ fará seu lançamento no dia 17 de setembro, às 15h, no Salão Dourado do Palácio Universitário, à Av. Pasteur, 250.
O livro é resultado de investigação sobre o processo de construção do pensamento educacional brasileiro, realizada com base na análise da atuação dos protagonistas da cena educacional do país, todos já falecidos. Nele estão incluídos dados da história pessoal, formação acadêmica, atividades profissionais, matrizes de pensamento, produção científica e propostas apresentadas pelos educadores para enfrentar situações desafiadoras da realidade social brasileira. Os registros se estendem do Brasil – Colônia aos dias atuais e a pesquisa se detém mais amplamente no período entre a década de 1920 e os vinte primeiros anos do século XXI.
A visão geral da pesquisa e da análise efetuadas pelos autores dos verbetes permite ao leitor observar a diversidade de perspectivas ideológicas que fundamentaram a atuação dos educadores. Na consulta a esse dicionário, é possível que os leitores distingam, além de um painel da história da educação brasileira, dados e informações sobre o contexto socioeconômico, político e cultural de nossa própria história.
A primeira edição, com 74 verbetes, foi publicada pela Editora UFRJ em convênio com o MEC/Inep, em 1999, totalizando 496 páginas. Em 2002, a mesma editora e com idêntico apoio, lançou a segunda edição, com 144 verbetes e 1.088 páginas. Passadas mais de duas décadas desde a última edição e esgotados todos os exemplares, lançamos esta, com 42 novos verbetes sobre educadores que se destacaram por sua atuação no campo educacional. Esta edição é dedicada a um de seus organizadores, Jader de Medeiros Britto, falecido em 2024, que agora teve seu nome incluído entre um dos biografados do Dicionário.
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero é livre-docente pela PUC-Rio e professora aposentada da Faculdade de Educação/UFRJ, tendo trabalhado como professora colaboradora e permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Criadora e coordenadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes/FE/UFRJ) e organizadora das três edições deste Dicionário
Jader de Medeiros Britto (1931-2024), licenciado em Filosofia pela FNFi, Universidade do Brasil, foi assistente de pesquisa do professor Anísio Teixeira em projeto sobre as universidades brasileiras, editor da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – MEC/Inep e pesquisador associado do Proedes/FE/UFRJ. Participou da organização das três edições do Dicionário.
Osmar Fávero é doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP e professor Emérito pela UFF, tendo atuado como professor colaborador permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade.
Dicionário de educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais
org. Maria de Lourdes Fávero, Jader de Medeiros Britto e Osmar Fávero
3ª edição revista e ampliada
ISBN nº 978-85-7108-533-6 (versão impressa)
1264 páginas
16x23cm
Editora UFRJ/INEP
2025
R$ 210,00
Lançamento: dia 17 de setembro, às 15h, Salão Dourado do Palácio Universitário, à Av. Pasteur, 250.
Detalhes do evento:
Dia(s): 17 set 2025
Horário: 15h00 - 18h00
Local: Salão Dourado – Palácio Universitário
Av. Pasteur, 250, Urca, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, 22290-902
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: evento gratuito
Período de inscrição: não é necessário inscrição
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: mariadosocorromoura.editoraufrj@gmail.com
Telefone de contato: 21 992966806
