Debates e Encontros
Semana 8M: perspectivas para integração ocorre na próxima semana [dias 07, 08 e 09 de março de 2023] promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (@nugepp.ufrj ), vinculado ao @ippur.ufrj e com apoio do @obsmetropoles
As atividades incluem uma mesa de abertura no formato online (através do canal da Agência IPPUR) com a presença de Diana Helene (FAU/UFAL) e Rossana Brandão Tavares (EAU/UFF), a participação no ato mundial do 8M na cidade do Rio de Janeiro (Candelária) e uma roda de conversa no formato presencial (na Faculdade de Letras da UFRJ) com Jessica de Castro Santana (Movimento de Mulheres Olga Benario).
O evento tem por objetivo debater a integração de Gênero no Planejamento Urbano e Regional como umas das questões urgentes contra todas as formas de violência e opressão.
07/03/2023 – terça-feira – 19h
Mesa de abertura (online): Diana Helene e Rossana Brandão Tavares*
Transmissão pelo canal: Agência IPPUR
https://www.youtube.com/@AgenciaIPPUR
08/03/2023 – quarta-feira -16h
Ato mundial do 8m: Candelária/RJ
09/03/2023 – quinta-feira – 10h
Roda de conversa: Cidade Universitária Jessica de Castro Santana**
Local: Prédio de Letras, sala: F108
*Rossana Brandao Tavares
Feminista, mãe, arquiteta e urbanista pela EAU/UFF, especialização e mestrado pelo IPPUR/UFRJ e doutorado em urbanismo no PROURB/UFRJ, com doutorado sanduíche em Paris pela CAPES/Confecub. Trabalhou 8 anos na ONG FASE, atuando no FNRU, Comitê da Copa e Olimpíadas, em projetos e assessoria a movimentos sociais na Baixada Fluminense e área portuária do Rio, desde então acumula experiência nos temas da moradia, saneamento ambiental, projetos urbanos e gênero.
Atuou em assessorias parlamentares na ALERJ e Câmara dos Vereadores, tendo integrado a equipe da vereadora Marielle Franco. Tem trabalhado como professora em arquitetura e urbanismo desde 2009. Atualmente, é professora adjunta da EAU/UFF e coordena grupo de estudo e pesquisa chamado Urb.ANAS, integrado ao GPDU/UFF, com projetos financiados pela FAPERJ, como JCNE. Recentemente, juntamente com Diana Helene foi premiada pela ANPARQ em 2022 com artigo “Indisciplina epistemológica: viradas metodológicas para o campo da Arquitetura e Urbanismo”.
**Jessica de Castro Santana
Urbanista e arquiteta formada pela UFMG, com um olhar atento às periferias e aos saberes tradicionais. Faz parte da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario, uma das coordenadoras da Casa de Referência da Mulher Tina Martins (BH/MG) e compõe a equipe de arquitetas do projeto “Arquitetura na Periferia”, além disso, trabalha com patrimônio cultural.
Acredita em uma prática profissional que esteja alinhada à luta pela reforma urbana e o direto pleno à cidade, somada às pautas antirracistas, anticapacitistas, contra a cultura do estupro e o machismo e anticapitalista. Desenvolve essas pautas em um trabalho paralelo de ilustração e projeto gráfico chamado “A cidade em que hábito”.
Detalhes do evento:
Dia(s): 8 mar 2023 - 9 mar 2023
Horário: 16h00 - 18h00
Local: Faculdade de Letras (FL/UFRJ)
Av. Horácio Macedo, 2151, Rio de Janeiro, RJ, 21941-917, Cidade Universitária
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: https://ippur.ufrj.br/
Instituição responsável: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)
Email do organizador:
Telefone de contato: