Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade

Entre os dias 05 e 06 de agosto, como parte das atividades de lançamento do projeto Um Novo Olhar, acontece o Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade. O foco está na educação acessível inclusiva e as mesas, em formato de lives, serão transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youbube.com/artedetodagente). Na pauta, entre outros assuntos, estão o contexto da arte-educação inclusiva no Brasil, os desafios da formação de professores em diferentes áreas do campo das artes e da cultura e a contribuição dos espaços culturais na formação desses professores. Para melhor traduzir experiências, sotaques e diferentes perspectivas, foram convidados formadores e profissionais que atuam na promoção da cultura acessível em diversas instituições e regiões do país.

O Um Novo Olhar é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, que tem como proposta fomentar a capacitação e a difusão da cultura acessível dedicada à promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência. Para mais informações sobre o projeto, acesse www.umnovoolhar.art.br

Confira, a seguir, a programação completa do Encontro:

Dia 05/08 (quarta-feira)

09:50 às 10:00 – Mesa abertura institucional

Apresentador: Marcelo Jardim (UFRJ)

10:00 – 11:30 – Conferência de Abertura: “A arte e o querer viver”

Palestrantes: Drª. Ana Mae Barbosa (USP)

Drª. Ana Amália Barbosa (Artista plástica e arte/educadora)

Mediador: Robson Xavier (UFPB)

Apresentadora: Patricia Dorneles (UFRJ)

14:00 – 15:30 – Mesa Virtual 1: “O Contexto da Arte Educação Inclusiva no Brasil”

Palestrantes: Robson Xavier (UFPB)