FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

ESPETÁCULO TEATRAL PRODUZIDO PELA ESCOLA DE BELAS ARTES PARTICIPA DE FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO

O espetáculo “ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS”, produzido pelo Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ irá participar do IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS, evento produzido pela Companhia Quase Cinema, em Taubaté, São Paulo.

O IV FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras – é o único evento deste gênero teatral do continente Americano. O Festival oferece espetáculos de teatro de sombras gratuitos para adultos e crianças e ocorre em 7 cidades da região do vale do Paraíba próximo a capital de São Paulo, com circulação dos espetáculos e oficinas na zona rural. O FIS tem como foco a formação de público, o fomento ao teatro, o compartilhamento de pesquisas através de seminário, o intercâmbio entre os artistas nacionais e internacionais e a capacitação de novos artistas através de residência artística internacional. O Festival ocorre entre os dias 24 de abril e 05 de maio e conta com a participação de 11 companhias  nacionais e internacionais.

A Escola de Belas Artes será representada neste Festival por intermédio de um espetáculo teatral produzido no Laboratório Objetos Performáticos, coordenado pelo professor Gilson Motta. O Laboratório foi criado em 2012 e, após receber apoio da FAPERJ com o Edital de Produção e Divulgação das Artes do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu pesquisas que culminaram no espetáculo ANANSE  E O BAÚ DE HISTÓRIAS.

Criado pelo Coletivo Sombreiro Andante, “Ananse e o baú de histórias” é um espetáculo que mostra a história mais conhecidas de Ananse, o homem-aranha africano. Nela, Ananse deve cumprir três tarefas perigosas a fim de obter o baú com todas as histórias do mundo. Voltado para o público infantil, o espetáculo mistura projeção de sombras, contação de histórias, música e dança para tratar da preservação das tradições culturais afro-brasileiras.

Ficha técnica:
Direção geral: Gilson Motta
Atuadores-sombristas: André Luis Perrett, Flavia Coelho, Gilson Motta, Priscilla Paraiso, Sabrina Paraíso
Criação de silhuetas/bonecos: Gilson Motta
Dramaturgia: Flavia Coelho
Figurinos: Sabrina Paraíso
Trilha sonora original: Priscilla Paraiso
Visagismo: André Luis Perrett
Iluminação: Fernanda Mattos e Eduardo Nobre
Programação visual: Guilherme Hoffmann
Vídeo: Amanda Moleta
Contra-regra: Bárbara Faccioli
Operação de luz: Luisa Ferrari
Operação de som: Thuanny Reis
Produção: POJO FILMES e Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação.

Dia(s): 28 abr 2017 - 5 maio 2017
Horário: O dia inteiro