Inscrições – Curso de Montagem e Manutenção para Instrumentos de Sopro

Cursos e Aulas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Montagem e Manutenção para Instrumentos de Sopro, que será ministrado gratuitamente pelo professor e “mago” José Vieira Filho na Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro/RJ). O curso foi idealizado para ajudar aos músicos, maestros e responsáveis por bandas de música, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades na preservação e manutenção de seus instrumentos e serão oferecidas duas turmas em sequência, uma se iniciando em 30/08, outra em 13/10, com carga horária total de 18 horas. As inscrições para ambas já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/xY6AUw211U6dGHQo7. O Projeto de Extensão Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música conta com o apoio do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
O curso
O Curso de Reparo e Manutenção vem sendo promovido há décadas pela Funarte, seja nos Painéis Funarte de Bandas, ou em eventos correlatos. Com foco nas bandas civis, escolas, orquestras e bandas militares, o curso aborda técnicas de reparo e manutenção essenciais para garantir o bom funcionamento de instrumentos de sopro.
Seu professor é José Vieira Filho, de 93 anos, considerado um “mago dos instrumentos”. Juntando intuição e competência, ele sistematizou princípios básicos para orientar um diversificadíssimo panorama de instrumentistas a operar verdadeiros milagres, com recursos simples e eficazes, que unem o pronto-socorro à medicina preventiva. Essa sua habilidade veio do berço, no interior de Pernambuco, onde seu pai, mestre de banda, soube infundir nele o amor pelos conjuntos populares tradicionais que, em seu conjunto, formam o maior conservatório musical do Brasil.
Com a curadoria da Escola de Música da UFRJ, o Curso de Montagem e Manutenção para Instrumentos de Sopro é promovido por meio do Projeto Bandas de Música, pertencente ao Programa Arte de Toda Gente, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ. A coordenação geral do programa é do professor Marcelo Jardim, tendo os também professores Leandro Soares e Gabriel Dellatorre como coordenadores pedagógicos. O curso conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da ação Por todas as Bandas do Brasil – que tem foco no desenvolvimento de regentes e músicos de banda nas cidades do interior. Até o momento, três estados e dez cidades já foram atendidas.
Cronograma das atividades
O curso conta com carga horária de 18 horas, para duas turmas, entre agosto e outubro de 2024: turma 1: dias 30/08 e 27/09; turma 2: dias 13/09 e 11/10 – haverá uma atividade conjunta para ambas as turmas em 25/10. As aulas acontecem sempre das 09h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro/RJ). As inscrições estarão abertas até 12/09 (segunda turma) através do link: https://forms.gle/xY6AUw211U6dGHQo7.
Além dessas turmas, o Curso de Reparo e Manutenção para Instrumentos de Sopro será também ofertado durante o IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ, nos dias 08, 09 e 10/11/2024. O formulário de inscrição no Simpósio será divulgado em breve.

Dia(s): 12 set 2024

Local: Escola de Música da UFRJ