Livro da Editora UFRJ é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

Dia(s): 17 jul 2024 - 19 jul 2024
Horário: O dia inteiro

Local:

Online: Tópicos em otimização inteira, lançado pela Editora UFRJ e organizado por Ana Flavia Uzeda Macambira, Luidi Simonetti, Rosiane de Freitas Rodrigues e Nelson Maculan, é um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, na categoria Ciência da Computação. O livro apresenta textos de autores de várias gerações, de dezenas de universidades brasileiras e centros de pesquisa, incluindo pesquisadores da América Latina e França, e reúne uma combinação ímpar envolvendo três conceitos que fazem parte da fundamentação tecnológica do século XXI: algoritmos, grafos e otimização. Ana Flavia Uzeda Macambira é doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ e professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Luidi Simonetti é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ, com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. É professor da UFRJ. Rosiane de Freitas Rodrigues é doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ e trabalha no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas. Nelson Maculan tem doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ e é Professor Emérito da UFRJ. O Prêmio Jabuti Acadêmico, realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita, destinada a obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa no Brasil. A premiação tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores destacados nesses segmentos. O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

Valor: gratuito
Período de inscrição: não é necessário
Site: editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ