Orquestra sinfônica da UFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

O segundo concerto da 99ª temporada da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – OSUFRJ – acontece no dia 23 de março de 2023, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ.

A orquestra de cordas será regida por Thiago Santos, graduado pela Escola de Música da UFRJ no Curso de Regência, na classe do professor André Cardoso, que também foi seu orientador no Mestrado Acadêmico.

Thiago Santos foi maestro assistente da BBC Philharmonic e Royal Liverpool Philharmonic; maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e da Orquestra Jovem Alegro-PR. Foi pesquisador, editor e revisor de obras dos mais importantes compositores brasileiros e elaborou um projeto intitulado Bebendo o Concerto, com vista à formação de platéia para a música clássica que foi, em 2020, premiado pelo edital Cultura Presente nas Redes.

No programa do concerto, com exceção da pungente peça Mélancolie op. 48 nº 3, composta em 1888 por Eduard Náprawnik, as demais foram escritas no século XX pelos compositores ingleses, William Walton- Duas peças do filme Henry V-, e por Benjamin Britten-Simple Symphony op.4-. Do compositor brasileiro, Camargo Guarnieri, será
apresentado o Concerto para Cordas e Percussão, no qual ele agregou à tradicional orquestra de cordas, os tímpanos e a caixa.

Dia(s): 23 mar 2023

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: Não é necessária inscrição