Requiem de Mozart – Orquestra Sinfônica da UFRJ

Debates e Encontros

A história da música registra que uma das primeiras séries de concertos abertas ao público fora dos espaços palacianos teve início em 1725, em Paris. Foi criada com o objetivo de oferecer aos cidadãos parisienses espetáculos musicais durante os feriados religiosos. Intitulado “Concert Spirituel”, eram realizados dentro das igrejas da cidade com repertório sacro, criando um ambiente adequado para a expressão musical das grandes obras corais. No ano de seu centenário a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) se une ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis para apresentar ao público das cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis na semana do Dia de Finados um Concerto Espiritual com uma das mais emblemáticas obras sacras de todos os tempos, o “Requiem” de Wolfgang Amadeus Mozart.

A obra é envolta em mistério e especial simbolismo. A composição teve origem em uma encomenda feita a Mozart por um desconhecido mensageiro, a mando do Conde Franz von Walsegg, que pretendia homenagear sua falecida esposa. Sem revelar a identidade do encomendante, o mensageiro adiantou a Mozart a metade do pagamento de 50 ducados, prometendo a segunda parte na entrega da partitura. O compositor deu início à composição, mas a interrompeu para se dedicar à ópera “La Clemenza di Tito” K 621, que estrearia em Praga em setembro de 1791. A tradição oral nos conta que Mozart, ao embarcar na carruagem para Praga, teria sido abordado pelo misterioso mensageiro, que cobrava a conclusão da obra. A promessa de entrega logo após seu retorno, no entanto, não seria cumprida, pois Mozart ainda comporia o “Concerto para clarinete K 622 e a Cantata Maçonica K 623, finalizada em 15 de novembro, vindo a falecer logo depois, em 5 de dezembro, deixando a partitura do Requiem inconclusa.

A versão que se estabeleceu da obra foi finalizada parcialmente por Franz Xaver Süssmayr, aluno de Mozart, a quem sua viúva recorreu de modo a poder receber os 25 ducados restantes. Outro mistério é até onde vão as intervenções de Süssmayr? Apesar de inconclusa, Mozart deixou apontamentos a partir dos quais seu aluno pôde dar um direcionamento à composição, compondo ele próprio a música para o Sanctus, o Benedictus e o Agnus Dei, mantendo, no entanto, um fiel estilo mozartiano para a obra que acabou por se tornar, simbolicamente, um Requiem para o próprio compositor.

Teremos como solistas Barbara Carvalho (soprano), Julia Riera (mezzo), Marcus Vinicius Lima (tenor), David Monteiro (baixo) e a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (regente: Marco Aurélio Lischt) e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (regente: Marcelo Vizani). A OSUFRJ terá como regente Marco Aurélio Lischt.

Detalhes do evento:

Dia(s): 31 out 2024
Horário: 18h00 - 19h00

Local: Igreja São Francisco de Paula
Largo São Francisco de Paula, s/n, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070, Centro

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Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: 31/10/2024
Site: https://www.instagram.com/orquestra_ufrj/
Instituição responsável: Escola de Música da UFRJ
Email do organizador: ciacarnaval@gmail.com
Telefone de contato: 21 988659417