Segundo Concerto Sinos Temporada 2022

Atividades Culturais e Espetáculos

Disponível ar a partir do dia 21/4, o segundo Concerto Sinos da temporada 2022 traz duas obras de inspiração religiosa do século XVIII, compostas pelos mineiros Francisco Gomes da Rocha e Jerônimo de Souza Lobo. A interpretação é do conjunto Sacra Vox, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Valéria Matos. A apresentação pode ser assistida no site do projeto – www.sinos.art.br – e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sistema Nacional de Orquestras – Sinos é uma das ações do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Obras nunca gravadas até aqui
Nesta apresentação, pela primeira vez na série de Concertos Sinos, são abordadas obras dos compositores mineiros do período colonial, que ganham aqui também suas primeiras gravações. Essencialmente sacro e vocal, o repertório da época era composto para as inúmeras cerimônias da liturgia católica, por encomenda das diversas irmandades locais. É o caso do Invitatorium a 4, de Francisco Gomes da Rocha, compositor que foi mestre de capela da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica, atual Ouro Preto, entre 1800 e 1808. O Invitatorium (Invitatório) é uma introdução à oração diária, um convite dirigido aos fiéis para participarem do Ofício Divino.
A Ladainha, por sua vez, é uma oração estruturada por invocações curtas recitadas por um celebrante e respondidas pela congregação. Assim se apresenta a Ladainha em Dó de Jerônimo de Souza Lobo, compositor nascido em 1717, membro de uma família de músicos atuante em Vila Rica.

O programa
Francisco Gomes da Rocha (séc. XVIII – 1808)
Invitatorium a 4 (Edição de Harry Crowl)

Jerônimo de Souza Lobo (1717-c.1798/1803)
Ladainha em Dó (Edição de André Cardoso)
I – Kyrie
II – Sancta Maria
III – Mater Christi
IV – Consolatrix
V – Regina angelorum

Os Concertos Sinos
A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos estão em sua terceira temporada e todas as apresentações anteriores da série estão disponíveis tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

Detalhes do evento:

Dia(s): 26 abr 2022 - 30 dez 2022
Horário: 18h00

Local:

Online: site do projeto Sinos

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Entrada franca
Período de inscrição: Não é preciso se inscrever
Site: www.sinos.art.br
Instituição responsável: Funarte-UFRJ
Email do organizador: contato@sinos.art.br
Telefone de contato: (21) 2532-4649