STEM DAY NA UFRJ INCENTIVA PROTAGONISMO FEMININO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Acontece na terça-feira, dia 22 de outubro, o primeiro STEM Day na UFRJ. O evento será no Parque Tecnológico da universidade, com entrada gratuita e patrocínio da TechnipFMC, empresa global de petróleo e gás comprometida com a diversidade em seu quadro de funcionários.

Na programação estão palestras, painéis e oficinas abrangendo as temáticas STEM mais inovadoras do momento. Entre os destaques estão as sessões de experimentação de Realidade Virtual, Impressão 3D, Oficina de Robótica, aplicações de internet das coisas no Python e Energia Nuclear. A TechnipFMC realizará um Workshop de Produção de Petróleo (Topside e Submarina) e uma palestra com a diretora de RH sobre recrutamento de talentos. Além disso, o diretor do Tech Center estará presente. Também participarão do evento a Cônsul Comercial do Canadá no Brasil, representantes da UNESCO e da Empresa de Pesquisa Energética.

A educação STEM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) busca engajar os alunos em atividades práticas que misturam conhecimentos de diversas áreas, levando a uma aprendizagem criativa e formando habilidades para o profissional do futuro. A iniciativa visa erradicar as diferenciações de profissão por gênero. De acordo com estudo da Girls Who Code, enquanto 74% das garotas do Ensino Fundamental se interessam pelas áreas de STEM, apenas 0,4% delas planejam estudar Ciência da Computação quando chegam no Ensino Médio. “Inconscientemente os pais querem tratar suas filhas como princesas delicadas que precisam de proteção e isso muitas vezes as priva de desenvolver sua curiosidade e se inspirar em outros exemplos. Na própria criação, uma maneira de combater essa exclusão seria incentivá-las não só a brincar de boneca, mas também de astronauta, por exemplo”, explicou Aline Carvalho, fundadora da STEM for Girls.

Inscrições e mais informações: https://stemday.stemforgirl.com/ufrj/
Local do evento: Auditório do Tech Center da Empresa TechnipFMC

Parque Tecnológico da UFRJ Rua Paulo Emídio Barbosa, 485 – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dia(s): 22 out 2019