Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, existem dois grande vetores da violência armada nos territórios populares, os quais para nossa análise são formados pela junção de favelas com loteamentos clandestinos. O primeiro vetor decorre do controle armado destes territórios por varejistas ilegais de drogas e o outro por grupos que inicialmente vendiam proteção contra estes varejistas e que, segundo levantamento do Ministério Público, controlam 88 comunidades em 23 bairros, por um total de 2,2 milhões de pessoas. A maioria destes grupos atua na zona oeste, em bairros como Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande e são genericamente conhecidos como milícias. Nos propomos a descrever a evolução histórica destes dois vetores, sua abrangência e as relações e influências nas políticas urbanas, no executivo estadual e nacional.
O debate irá ocorrer no dia 22/06 (segunda-feira), às 17:30, no Canal da Agência IPPUR no Youtube: https://tinyurl.com/agenciaippur
Alex Ferreira Magalhães é Jurista e possui Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / IPPUR, 2010). Além de Bolsista da FAPERJ – Jovem Cientista do Nosso Estado, é também Fundador e Diretor Geral do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). Em 2018 iniciou Pós-Doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no IPPUR. Tem experiência nas áreas de Direito (ênfase em Direito Urbanístico e Direito Civil), Planejamento Urbano, seu objeto de investigação é o Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Teoria e Instrumentos de Planejamento Urbano.
Heitor Ney Mathias da Silva é Economista e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Além de professor da UNIVERITAS e bolsista na Cooperação Social da FIOCRUZ, Heitor atua como pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço da UFRJ. Assim como possui experiência em Docência no ensino superior, sendo professor da Faculdade de Administração de Empresas no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), é também experiente na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, favela e desenvolvimento local.
Aldenilson dos Santos Vitorino Costa é Geógrafo formado pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental pelo Instituto Tocantinense de Pós-graduação, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Universitat Autònoma de Barcelona. É pesquisador do LabEspaço – Laboratório Espaço, sociedade, tecnologia e espaço, sob orientação da professora Titular Doutora Tamara Egler desde 2010. Sua pesquisa sobre os impactos das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana de uma cidade pequena, busca compreender os vínculos e implicações entre TICs e sociedade focando (re)configuração das pequenas cidades frente ao amplo processo de globalização. Atualmente desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também é docente do Cederj no Departamento de Geografia onde coordena a disciplina Geografia do Ciberespaço à distância . Tendo experiência como professor nos ensinos de graduação, pós-graduação e educação básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Governo, inovação, território, política pública, produção do espaço, urbanização.
Detalhes do evento:
Dia(s): 22 jun 2020
Horário: 17h30 - 19h00
Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria, Acesso via Internet, Mundial
Categorias
Sem CategoriasInscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: 22/06/2020
Site: https://tinyurl.com/agenciaippur
Instituição responsável: IPPUR/UFRJ
Email do organizador: divulgacao@ippur.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99028-4848