Workshop e Apresentação Musical com Lameck Macaba & Artur Lorran

O workshop seguido de apresentação musical é o evento que os grupos
artísticos de representação institucional da UFRJ In-Versos e Violões da UFRJ trazem para conhecermos novas abordagens sobre o mais conhecido dos ritmos brasileiros: o samba. E os músicos convocados para a tarefa, Lameck Macaba e Artur Lorran, contarão e mostrarão uma parte da história clave bantu brasileira. Macaba é compositor e instrumentista, estudioso das expressões culturais bantu-brasileiras e bantu-congo-angolanas. Seu trabalho se destaca pela fusão de gêneros, sintetizando suas raízes africanas com a experiência musical no Brasil. Do ‘semba’ ou do ‘masemba’ (plural de ‘semba’) angolanos, possivelmente os precursores do nosso lundu, esse músico destaca justamente os contrastes entre tradição e inovação. As letras quase faladas, com versos bastante sincopados, funcionam como ornamentos percurssivos que remetem às lembranças de Angola. Já Artur Lorran, paraense, é mestrando do Grupo de Educação Multimídia do NIDES (Núcleo de Desenvolvimento Social) da UFRJ e defensor das abordagens participativas que vinculam as culturas populares e saberes tradicionais à formação politécnica. O CarimBoto, projeto que desenvolve na atualidade, conecta arte, cultura e ancestralidade compartilhando os ensinamentos dos mestres e mestras das culturas amazônicas em torno da linguagem e das memórias em torno do carimbó, espalhado pelas mais distantes regiões do Brasil.

O workshop e a apresentação serão em dois dias: 16 de outubro de 2024, quarta, 14h às 17h e no dia seguinte, 17 de outubro, quinta, de 15h às 18h. Ambos na sala 2116, Torre Leste do Edifício Ventura.

Marque na sua agenda! Venha compartilhar com o In-versos e o Violões da UFRJ essa paixão pela música brasileira. A entrada é franca e haverá emissão de certificado de participação. Mas para acessar as dependências do edifício Ventura (Av. República do Chile 330, 21o. andar) é necessário agora confirmar presença enviando seu nome e contato para o e-mail: ufrjinversos@gmail.com

Nos encontramos lá!

Dia(s): 16 out 2024 - 17 out 2024

Local: Escola de Música (EM/UFRJ) – Edifício Ventura