XVI Mostra de Teatro da UFRJ

A Mostra de Teatro da UFRJ ocorre anualmente desde 2001. Reúne os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ.

imagem-xvi-mostra-evento-ufrj

A 16ª edição ocorrerá de 10/11 a 16/12/2016, de TER a SEX às 20h*, na Sala Oduwaldo Vianna Filho (Vianninha), da Escola de Comunicação da UFRJ – campus da Praia Vermelha.

* Exceto:
“Ato Vazio”: apresentação às 17h no Largo do Machado, dias 17/11 e 18/11 (QUI e SEX)
“Dona QuiXota”: apresentação às 17h em frente à Escola de Comunicação, na rua dentro do campus da Praia Vermelha dias 22/11 e 23/11 (TER e QUA)
Ambas sem necessidade de senha (em caso de chuva, essas peças serão apresentadas na Sala Vianninha, às 17h, mas com distribuição de senhas 1h antes).

ENTRADA FRANCA! SUJEITO À LOTAÇÃO!
Senhas 1 hora antes! Traga 1Kg de alimento não perecível!

Contatos: mostraufrj@gmail.com / Mostra de Teatro da UFRJ

PROGRAMAÇÃO:

10/11 e 11/11 (QUI e SEX)
“poderosa vida não orgânica que escapa”, de Diogo Liberano
direção: Thaís Barros
classificação etária: 14 anos
um edifício decide desabar. imagina quando as coisas que o homem inventou começarem a se desfazer?

15/11 e 16/11 (TER e QUA)
“Menina Bonita”, criação coletiva a partir de contos e histórias populares
Direção: Beatriz Oliveira
Classificação Etária: Livre
Cinco meninas se reúnem para contar a história de uma só – ou quem sabe de todas elas. Menina Bonita embarca em uma viagem sobre os seus antepassados para responder uma pergunta que não sai de sua cabeça: Qual o segredo pra ela ser, assim, tão pretinha?

17/11 e 18/11 (QUI e SEX)
“Ato Vazio”, livre adaptação de Esperando Godot, de Samuel Beckett
Direção: Dani Câmara
Classificação Etária: Livre
Três atores, um músico e uma marionete. Quatros personagens que esperam a salvação que nunca virá. A espera se transforma em ação. Jogo necessário à vida. Comicidade exposta pelo absurdo que é a própria existência humana. Ato vazio.

22/11 e 23/11 (TER e QUA)
“Dona QuiXota”, de Natã Lamego
Direção: Mariah Valeiras
Classificação Etária: 16 anos
Dona QuiXota festeja a saga de uma heroína na descoberta da própria buceta.

24/11 e 25/11 (QUI e SEX)
“Vestido de Noiva”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues – EncenAÇÃO 2016: Vestidos de Nelson
Direção: Anna Padilha, Camila Simonin, Lilian Corrêa e Daniella Fiaux
Classificação Etária: 10 anos
Entre a vida e a morte, Alaíde oscila entre três planos: realidade, memória e alucinação. Em seus devaneios, encontra Madame Clessi, famosa cortesã assassinada 50 anos antes, enquanto descobre que sua irmã e seu noivo eram amantes e planejavam a sua morte.

29/11 e 30/11 (TER e QUA)
“O Silêncio dos Girassóis”, de Isabelle Vasco
Direção: Ana Carolina Mandolini
Classificação Etária: 16 anos
Marília e Claudio vivem um casamento falido. Berenice, a empregada do casal, é a alegria da casa. O que acontece quando um homem alimenta um desejo sobre uma mulher que não possui interesse algum nele e precisa do salário que ele lhe paga para viver? Essa peça é sobre medo, angústia, desconforto, mas também empatia e sororidade.

01/12 e 02/12 (QUI e SEX)
“Concórdia, Horizonte Inacabado”, criação coletiva
Direção: Bruno Marcos
Classificação Etária: 16 anos
Três atores vivem as dificuldades e os desafios de realização do trabalho em teatro político.

06/12 e 07/12 (TER e QUA)
“Ô de dentro”, dramaturgia coletiva
Direção: Silvia Galter
Classificação Etária: 12 anos
A peça “Ô de dentro” é um convite para que todos entrem e sintam histórias. Num ambiente aconchegante, uma atriz com características físicas muito especiais e um ator jovem pleno de seus recursos, usam o jogo que existe entre eles para superar suas diferenças e solidão.

08/12 e 09/12 (QUI e SEX)
“eu_P@tty”, de Davi Giordano, livremente inspirado na obra de Pedro Almodóvar
Direção: Gabriel Morais
Classificação Etária: 16 anos
eu_P@tty é um programa de televisão ao vivo.

13/12 e 14/12 (TER e QUA)
“Vendem-se Shakes Pra Reis”, criação coletiva
Direção: Daniel Cintra
Classificação Etária: 14 anos
Uma família de bufões, vendedores ambulantes, vem anunciar o seu mais novo produto: qualquer um pode virar rei! Para mostrar a eficácia do produto, eles contam sua versão de Macbeth e suas desventuras como Rei da Escócia.

15/12 e 16/12 (QUI e SEX)
“Diabólica”, adaptação do conto homônimo e livremente inspirada em outras obras de Nelson Rodrigues
Direção: Taís Feijó
Classificação Etária: 16 anos
Alicinha, de apenas 13 anos, comemora com a família o noivado de sua irmã mais velha, Dagmar. Através de flashbacks, a verdadeira história é contada pela ótica de Geraldo, o noivo. Seu confuso relato evoca imagens de um passado recente, marcado por ciúmes, ódio e um crime familiar.

REALIZAÇÃO: Escola de Comunicação da UFRJ

CO-REALIZAÇÃO: Colégio de Aplicação da UFRJ, Escola de Belas Artes – UFRJ, Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ

APOIO: Brechó da Tetê, Faetec – EAT Luis Carlos Ripper, IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação, Café 3 Corações e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Centro de Artes Calouste Gulbenkian

FOTO: Maíra Barillo (Circulação de A Jornada de Kim, espetáculo oriundo da XIII Mostra de Teatro da UFRJ, com texto e direção de Diogo Villa Maior)

Dia(s): 10 nov 2016 - 16 dez 2016

Local: Escola de Comunicação da UFRJ (Sala Vianninha)
Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, 20940-040, Sudeste

Período de inscrição: Senhas 1 hora, antes de cada apresentação - sujeito à lotação.
Site: www.facebook.com/MostraDeTeatroDaUfrj/
Instituição responsável: UFRJ (Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação)
Email do organizador: mostraufrj@gmail.com