No dia 10 de outubro, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe Ailton Krenak e Suely Rolnik, dois dos mais influentes pensadores contemporâneos, para uma conversa sobre os perigos de nosso tempo e as possibilidades de resistir.
O fim do mundo mencionado no título do novo livro de Krenak parece se materializar nas diversas crises de cunho social, político, econômico e ecológico em curso. Mas o autor levanta o questionamento: e se esse for apenas o fim de um mundo fundado numa “abstração civilizatória” que nega a diversidade e a pluralidade das diferentes formas de vida? E se pudermos criar outros modos de “experimentar o prazer de estar vivo”, como propõe o autor?
A atenção aos outros mundos possíveis é também privilegiada no novo livro de Rolnik. Se, como sugere a autora, o capitalismo pode ser pensado como uma força que se impõe por meio da colonização de terras, povos e desejos, ela nos convida a buscar alianças que liberem a vida e o imaginário dessa clausura. Direcionar nossa atenção às forças de insurgência que persistem em meio à opressão, sugere Rolnik, já é começar a compor novas possibilidades de existir e resistir.
A conversa será mediada por Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, e acontecerá na sede da instituição (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo), às 19h. Após o evento, os autores convidam para o lançamento de seus livros no mesmo local.
O evento é aberto a todos os interessados e não é necessário se inscrever previamente.
Sobre os palestrantes
Ailton Krenak é um indígena da etnia crenaque que atua há mais de três décadas no movimento indígena brasileiro, sendo considerado um de seus mais proeminentes líderes. É também ambientalista e escritor, além de lecionar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa.
Suely Rolnik é psicanalista, crítica de arte e curadora. É também professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, desde 2007, atua como docente convidada do Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Sua investigação enfoca as políticas de subjetivação em diferentes contextos, abordadas de um ponto de vista teórico transdisciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-política.
Detalhes do evento:
Dia(s): 10 out 2019
Horário: 19h00 - 22h00
Local: Auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)
Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, 22250-020
Categorias
Sem CategoriasInscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: 10/10/2019
Site: www.forum.ufrj.br
Instituição responsável: Fórum de Ciência e Cultura
Email do organizador: comunica@forum.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2552-1195