Seminário Internacional com a professora canadense Maria Bakardjieva

Conferências e Rodas de Conversa

Título da palestra
Bases populares do iliberalismo no ambiente midiático híbrido: Explorando suas formas, causas e consequências

Abstract
“Não estamos enfrentando um caos conceitual completo, já que quase tudo – esquerda, direita [e o que se atribui como sendo] democrático, antidemocrático, liberal, iliberal – pode ser chamado de populista, e o populismo pode ser visto como amigo e inimigo da democracia?” pergunta Mueler (2016) em uma análise crítica dos discursos acadêmicos e públicos predominantes sobre o populismo.

Esta apresentação argumentará que a ascensão da influência e do poder dos partidos políticos de extrema-direita imbuídos de retórica populista – uma tendência observável na Europa, nos EUA, no Canadá e outros países pelo mundo afora – não pode ser adequadamente compreendida sem examinar as origens materiais e ideológicas, e as práticas de grupos e organizações que acabaram se enquadrando na difusa categoria de “populista”, mas que poderiam ser caracterizadas com mais precisão como representativas do iliberalismo popular. Como o iliberalismo germina e se espalha pelas bases cívicas populares? Quais são suas manifestações e consequências? O iliberalismo de base popular não é desencadeado ou causado exclusivamente por uma retórica demagógica utilizada, de cima para baixo, pelos partidos ou líderes políticos ou, como se alega às vezes, pela propaganda russa. Ele emerge das experiências vividas das pessoas, fundado em múltiplas fontes como os discursos dos meios de comunicação de massa, as transformações da cultura popular e os estereótipos educativos, sofrendo diretamente de privações econômica e de direitos políticos, de retrocesso democrático sob regimes neoliberais. Não menos importante, as mídias sociais têm oferecido oportunidades para os usuários de se reunir em torno de ideias anteriormente suprimidas de modo a formar potentes câmaras de eco que reforçam sentimentos e crenças antiliberais, antipluralistas e nacionalistas.

Nesta apresentação, adoto conceitos emprestados de estudos de mídias e movimentos sociais, como estrutura política, discursiva e de oportunidades de mediação (Cammaerts, 2012, 2018), para refletir sobre a possível convergência e amplificação mútua das diversas formas que o iliberalismo de base popular assume, sua evolução e consequências para a cultura e a política democráticas.

Bio
A professora titular Dra. Maria Bakardjieva é hoje responsável pela Cátedra de Estudos de Comunicação e Mídia na Universidade de Calgary, Canadá. Suas pesquisas examinam a construção social das tecnologias de comunicação e o uso dos meios digitais em vários contextos culturais e práticos, com foco no agenciamento do usuário, na reflexividade crítica e na emancipação.

A professora Bakardjieva, do Departamento de Comunicação, Mídias e Cinema, tem inúmeras publicações em revistas importantes e antologias influentes. Os livros de sua autoria e coedição incluem Internet Society: The Internet in Everyday Life (2005), Socialbots and Their Friends: Digital Media and the Automation of Sociality (2017), Digital Media and the Dynamics of Civil Society: Retooling Citizenship in New European Democracies (2021) e How Canadians Communicate (2004 e 2007). Entre 2010 e 2013, atuou como editora-chefe do Journal of Computer-Mediated Communication.

Os seus projetos atuais investigam o papel que os meios digitais desempenham no envolvimento dos cidadãos e na participação democrática. A doutora Bakardjieva ministra cursos em teoria da comunicação e metodologia de pesquisa, tecnologia da comunicação e sociedade, mídia digital e democracia. A pesquisadora se dedica à promoção de atividades de pesquisa de graduação em Estudos de Comunicação e Mídia e se envolve na mobilização de conhecimento e na divulgação comunitária com o objetivo de amplificar a compreensão pública de questões relacionadas aos Estudos de Comunicação e Mídias.

Detalhes do evento:

Dia(s): 13 dez 2023
Horário: 10h30 - 12h00

Local: Auditório da Central de Produção Multimídia da ECO (CPM)
Av. Pasteur, 250, Rio de Janeiro, RJ, 22290-240, Urca - Campus da Praia Vermelha

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Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Realizada no local
Site: https://eco.ufrj.br/
Instituição responsável: ECO - UFRJ
Email do organizador: milton.campos@eco.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 96584-2662 (Milton)