I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade

Alunos, professores e técnicos realizam o

I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade

Alunos, professores e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, nos dias 16 e 17 de agosto, o I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade. O evento vai acontecer no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (mais conhecido como Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, no Rio de Janeiro.

O I ESUA é uma promoção da Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), realizado pela Comissão Executiva e pela Câmara Acadêmica do FPAI em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) e conta com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ e da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição.

Destinado a todo Corpo Social da Universidade, o I ESUA tem por objetivo elucidar sobre a relevância da acessibilidade e da quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais para o convívio igualitário com pessoas com deficiência no ambiente acadêmico. O evento vai contar com os recursos de LIBRAS e audiodescrição. As inscrições são gratuitas e é imprescindível que sejam feitas previamente, até o dia 13 de agosto, pela internet. Para participar, os interessados devem se inscrever acessando o link disponível no final desta apresentação. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

A programação do I ESUA tem início às 8h da manhã do dia 16 de agosto, com o credenciamento dos participantes. Das 9h às 10h acontece a cerimônia de abertura. Das 10h às 12h, segue-se a apresentação do Módulo de Acolhimento, palestra estruturada em três tópicos: o primeiro reúne legislação e orientações para melhor acolher e conviver com pessoas com deficiência; o segundo tópico aborda recursos de Tecnologia Assistiva e o terceiro encerra o Módulo de Acolhimento por meio de uma atividade prática, quando os participantes vão vivenciar uma breve experiência com relação à deficiência.

Visando oportunizar a participação no I ESUA a todo Corpo Social da UFRJ, o Módulo de Acolhimento será apresentado também à tarde (das 14h às 16h) e à noite (das 18h às 20h) no dia 16 de agosto e mais uma vez na manhã do dia 17 (das 10h às 12h). Todas as apresentações vão acontecer no Quinhentão onde também encerra-se o I ESUA na tarde do dia 17, das 14h às 17h, com a realização da Plenária mensal do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever por meio do formulário disponível no link a seguir: https://opiniao.ufrj.br/121519?lang=pt-BR

Dia(s): 16 ago 2017 - 17 ago 2017

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K - Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590, Cidade Universitária