10 anos da lei de cotas na UFRJ: avanços e desafios

O evento é uma promoção do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior) /FE/UFRJ e da Pró-Reitoria de Graduação/UFRJ (PR1). Tem como público alvo: docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFRJ; coordenadores de cursos de Graduação, integrantes de COAAs e demais gestores da UFRJ.

Conquista do movimento negro no Brasil, a Lei de Cotas tem mudado a cara da universidade brasileira, assegurando reserva de vagas para a população negra, indígena e pessoas com deficiência, dentro da cota para a escola pública. Neste contexto de celebração e de avaliação dos avanços, desafios e obstáculos à implementação da Lei, a Ação Educativa e o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior) da Faculdade de Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) realizaram pesquisa cujo diagnóstico investigou, entre outros pontos, a eficácia da Lei de Cotas em diversificar o perfil dos alunos do ensino superior nas universidades federais em sua primeira década de existência.

Neste seminário, teremos a oportunidade de apresentar e discutir os resultados gerais da pesquisa, com destaque para o estudo de caso realizado na UFRJ. Na ocasião, contamos com sua participação, apresentando os principais resultados da pesquisa realizada em âmbito nacional e também na UFRJ.

Participantes:
Gisele Pires (Pró-Reitora de Graduação – UFRJ)
Rosana Heringer (Coordenadora do LEPES/FE/UFRJ) Gabriela Honorato (FE/UFRJ)
Melina Klitzke (PPGE/UFRJ)
Monica Houri (FE/UFRJ)
Jussara Macedo (FE/UFRJ)
Felícia Picanço (IFCS/UFRJ) Simone Cazarin de Menezes (PR7)
Denise Góes (Câmara de Políticas Raciais/PR4)
Ricardo Anaya ((PR1)
Denise Carreira (FE-USP/Ação Educativa)
Sérgio Machado (CPA/UFRJ) Maria Antonieta Gimenes (PR1)
Marcia Malaquias (CPA/UFRJ)