10ª Semana da Consciência Negra: debate sobre ancestralidade

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove, na semana de 21 a 25 de novembro de 2022, a 10ª Semana da Consciência Negra e o tema deste ano será a ancestralidade.

Ancestralidade e cultura estão interligadas e são um rico legado para a nossa descendência. Para discutir a importância da ancestralidade na cultura afro-brasileira, no dia 23 de novembro de 2022, às 14h30, no auditório Horta Barbosa, está programado uma roda de conversa com a presença de Claudio Honorato, coordenador do Instituto Pretos Novos; Elias Alfredo, presidente do Quilombo Agbara Dudu; Janayma Marinho, representante da matriz africana Casa de Palha; Padre Gegê, Pároco da Igreja de Santa Bernadete. A mediação será feita por Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ.

O grupo Comunidança, projeto de extensão da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da UFRJ coordenado pela profa. Denise Maria Quelha de Sá, abrirá o evento com a apresentação do espetáculo “Dança sobre ancestralidade” a partir das 14h. E a partir das 15h30, a Galeria da Velha Guarda da Portela encerra a atividade com chave de ouro.

Durante toda semana de 21 a 25 de novembro de 2022, entre 9h e 16h, os expositores da Feira de Artesanato estarão no hall do bloco A do CT expondo trabalhos manuais, bijuterias, chocolates e doces caseiros que são ótimas opções de presente neste fim de ano.

Dia(s): 23 nov 2022

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ – Auditório Bloco A
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Edifício do Centro de Tecnologia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21945-970

Período de inscrição: Não tem