1ª Escola de Ciência de Dados

Esta escola versará sobre temas recentes na área de Ciência de Dados, a qual vem se desenvolvendo aceleradamente nas últimas décadas. Temas relacionados a Computação, Estatística e Matemática Aplicada serão abordados na forma de cursos de curta duração.

Ciência de Dados pode ser vista como uma combinação de Estatística e Ciência da Computação. A origem do termo advém do “The future of Data Analysis”, John Tukey, 1962, em que  aspectos de análise exploratória e confirmatória de dados foram caracterizados. Segundo alguns autores, ciência de dados é um espaço a mais para motivar novos desenvolvimentos estatísticos: metodológicos e aplicados. (“Data Science: an action plan  for expanding the technical areas of the fields of statistics”, William  S. Cleveland, 2001). As dimensões da análise exploratória e confirmatória correspondem às duas culturas da estatística no afã de extrair conclusões a partir dos dados:  uma de natureza algorítmica e outra, baseada em modelos estocásticos. (Leo Breiman, 2001,”Statistical modelling: the two cultures”). As competências de Cientista de Dados permitem entender um problema “científico”, levantar e extrair dados manuseando grandes bancos de dados, processá-los, transformá-los em informação, visualizá-los e comunicar, com clareza, os resultados obtidos, eventualmente, para não especialistas
(ver Hal Varian, entrevista ao MacKinsey Quarterly, 2009, ao se expressar sobre a relevância de um profissional de Estatística na década seguinte).

Detalhes do evento:


Carregando mapa ....

Dia(s): 18/02/2019 - 22/02/2019
Horário: 9:00 - 17:00

Local: Parque Tecnológico
Rua Paulo Emidio Barbosa, 485 Cidade Universitária
Rio de Janeiro - CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:11/01/2019
Site: https://cienciadedadosufrj.wixsite.com/page
Instituição responsável: IM/UFRJ
Email do organizador: secretaria@nade.coppe.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 3938-8290

Comments are closed.