206 anos do Museu Nacional/UFRJ: Ciência, Cultura e Memória

Tenda Científica: 10h-16h

Visitas Educativas:

*Conhecendo o Museu e a Quinta
Descrição: Visita educativa ao ar livre que convida o público a explorar o conjunto natural, paisagístico e arquitetônico da Quinta da Boa Vista e sua história. A visita consiste em um giro pelo entorno do Palácio de São Cristóvão (Museu Nacional), na qual os participantes podem (re)conhecer diferentes espécies de árvores e de aves, bem como as magníficas dificações que compõem o mais belo e popular parque da cidade do Rio.
Público-alvo: a partir de 8 anos de idade (Atenção: máximo de 30 pessoas – ordem de chegada)
Horário: 10h e 14h (duração: 60 minutos)
Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II

*HERBÁRIO: O QUE É ISSO? + VISITA GUIADA NO LAB COLBIO
Descrição: Descubra o que é um herbário através de uma visita mediada as suas coleções. Além disso, ofereceremos jogos, oficinas de montagem de exsicata, manuseio de material botânico e observações de peças do acervo, visando o conhecimento técnico científico. Conheça o laboratório de digitalização de acervos do Museu Nacional/UFRJ. Na visita também teremos brincadeiras como jogo da memória, com as imagens do acervo.
Público-alvo: a partir de 5 anos
Horários: 11h e 14h (duração: 40 minutos)
Inscrição prévia: EM BREVE
Ponto de encontro: Portão do Horto Botânico

Tenda Cultural:
10h15min – Batuque reciclado – quilombo Sobara
11h30min – Unicirco Marcos Frota
13h – Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas
15h30min – Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)

Atividades com instituições parceiras: 10h-16h

IFRJoga
Descrição: Através de jogos de tabuleiro modernos venha se divertir e aprender.
Parceiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Duque de Caxias (IFRJ-Duque de Caxias)

Espaço Geomamas
Descrição: O espaço oferece acolhimento para mães lactantes e atividades para crianças, no âmbito das geociências. A criançada de 03 a 12 anos poderá desenhar, pintar, brincar com massinha, montar quebra-cabeça e interagir no jogo da memória.
Parceiro: ABMGEO/RJ

Estamos Grávidos
Descrição: Todos estão convidados a embarcar em uma gravidez e acompanhar o desenvolvimento do feto ao longo dos meses, e descobrir detalhes do seu corpo por dentro!

Cuidado com Insetos
Descrição: Venha conhecer o ciclo de vida do mosquito AEDES e do percevejo BARBEIRO transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunha (Aedes) e Doença de Chagas (barbeiros).
Parceiro: Museu da Vida Fiocruz

Reciclotron
Descrição: Reciclotron é uma Startup de impacto socioambiental que realiza a coleta de resíduos eletrônicos, buscando difundir a cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema, para o consumo consciente e a inclusão digital.
Parceiro: Reciclotron

Esperamos vocês!!

Dia(s): 9 jun 2024

Local: Museu Nacional da UFRJ