OSUFRJ – Audição dos Alunos de Regência Orquestral

Atividades Culturais e Espetáculos

No segundo concerto sob a direção dos alunos do curso de Bacharelado em Regência Orquestral, a Orquestra Sinfônica da UFRJ inicia o programa com a “Abertura em Ré”, de José Maurício Nunes Garcia, uma de suas poucas obras puramente instrumental. Composta em data incerta, é conhecida hoje por ter sobrevivido através de cópia manuscrita do acervo de Manoel José Gomes, mestre de banda da cidade de Campinas e pai de Carlos Gomes. José Maurício tinha grande admiração pela obra de Mozart, aqui representado pela “Sinfonia n. 29 em Lá maior”, composta em 1774, no período em que ainda vivia em sua cidade natal, Salzburg, a serviço do Arcebispo local. O programa finaliza com a “Suíte para Cordas”, de João Guilherme Ripper, obra escrita em 2020 por encomenda do Projeto Sinos. De linguagem neoclássica, alterna movimentos contrastantes que remetem tanto à música brasileira quanto à suíte barroca, finalizando inclusive com uma fuga. O concerto terá como regentes: Daniel Oliveira, Glauco Fernandes, Felipe Galdino, Victor Cassemiro, Gabriel Galdino e Alberto Richeli.

Dia(s): 29 maio 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 29 de maio de 2024