5ª edição DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental

Festival que celebra a experimentação artística no cinema entra em cartaz no dia 26 de setembro na 
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em 2019 o DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental chega à sua 5ª edição consecutiva carregando a bandeira da resistência cultural. Entre 26 e 28 de setembro o festival trará para a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro um vasto panorama da produção contemporânea de cinema experimental mundialperformances artísticasworkshops de realização cinematográfica debates, com o intuito de promover a visibilidade e a desmistificação do segmento experimental junto ao público brasileiro. Todas as sessões do DOBRA são gratuitas. abertura do DOBRA 2019 acontecerá no dia 25 de setembro no Galpão Ladeira das Artes, e contará com a exibição de um programa especial de curtas em 16mm do duo australiano Nanolab, convidado do festival, e de um programa de curtas extraídos da convocatória de inscrições.

O cinema experimental é uma das vertentes artísticas mais comprometidas com a transformação do mundo e uma ferramenta potente de resistência e questionamento social. Em um momento em que a cultura atravessa uma crise tão severa no Brasil, com cortes de incentivos, realizar um festival de cinema experimental torna-se mais necessário do que nunca.

Dentro desse propósito, o DOBRA exibirá 7 programas de curtas-metragens selecionados dentre os 1.291 filmes inscritos na já tradicional convocatória anual de inscrições internacionais. Com curadoria de Cristiana Miranda e Lucas Murari, esses programas traçam um panorama da produção experimental mundial e contém uma bela representatividade de filmes nacionais.

Neste ano a programação do DOBRA apresenta Richard Tuohy e Dianna Barrie. Vindos da Austrália a dupla de artistas ministrará um workshop avançado de processamento manual de imagem em 16mm, no espírito do “faça você mesmo”. A dupla também apresentará uma performance artística em 16mm e um programa de curtas dentro da programação do festival.

O DOBRA realizará também uma oficina de realização em 16mm, ministrada pela artista e coordenadora do festival Cristiana Miranda. A oficina propõe uma atividade prática de filmagem com câmera Bolex e revelação da imagem colorida. O grupo de alunos será estimulado a criar um filme coletivo em 16mm a partir de 3 encontros.

Também farão parte da programação duas performances, uma apresentada pelo coletivo argentino-brasileiro Membrana Experimental Fiat Lux, e outra apresentada pela artista mexicana Azucena Losana.

Nas palavras da curadora Cristiana Miranda: “Reafirmando-se como um espaço de resistência através de uma produção experimental de qualidade que compreende o Rio de Janeiro como uma cidade integrada no circuito internacional e consciente da necessidade de pesquisar a história não contada do cinema brasileiro, o Festival DOBRA convida o público carioca a fazer da experimentação cinematográfica uma linha de combate na construção de um novo mundo, que o cinema nos dê asas.”

Acesse a programação completa aqui.

SERVIÇO

DOBRA | Festival Internacional de Cinema Experimental Parceria: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Dias de exibição: 26 a 28 de setembro de 2019 | a partir de 16h

Ingressos: entrada gratuita
Classificação etária: LIVRE (para todos os programas)
Local: Cinemateca do MAM | Av. Infante Dom Henrique, 85 | Parque do Flamengo | Rio de Janeiro-RJ | Tel: (21) 9-7963-5144

Abertura: 25 de setembro | a partir de 18h
Local: Galpão Ladeira das Artes | Rua Conselheiro Lampreia 225 | Cosme Velho | Rio de Janeiro-RJ

A programação completa estará disponível no site do DOBRA:
www.festivaldobra.com.br

CONTATO – EQUIPE DOBRA
Cristiana Miranda | cristianamiranda.cris@gmail.com
Lucas Murari | lucasmurari@gmail.com
Raquel Rocha | raquelrocha@gmail.com

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 23/09/2019 - 28/09/2019
Horário: 0:00

Local: Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ CEP 22221-080

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:23/09/2019
Site: festivaldobra.com.br
Instituição responsável: DOBRA
Email do organizador:riscocinema@gmail.com
Telefone de contato: (21) 97963-5144

Comments are closed.