Com Francine Damasceno e Flávia Braga Vieira e moderação de Thiago Ferreira
Data: 13/07/2020
Horário: 14h
Canal Youtube: https://tinyurl.com/agenciaippur
O diálogo pretende apresentar como tem sido realizado o trabalho das assessorias técnicas aos atingidos pelos rompimentos das barragens de rejeitos em Mariana e Brumadinho/MG no sentido de garantir o direito à justa e plena das perdas materiais e imateriais impostos a indivíduos, famílias, comunidades, coletividades, instituições públicas e privadas. Serão expostos metodologias, referenciais teóricos e jurídicos utilizados nas construções das matrizes de danos das comunidades atingidas e relatada a batalha judicial pela sua aprovação.
Haverá uma participação especial do Prof. Carlos Vainer, com uma exposição sobre o conceito de “atingido”, sua formulação original e repercussão no debate nacional e internacional.
Flávia Braga Vieira
Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Associada de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde leciona, desenvolve projetos de pesquisa e extensão e é professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. No Instituto de Pesquisa e Planejamento
Urbano e Regional da UFRJ, coordena o curso de extensão/especialização Energia e
Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, movimentos sociais, Estado e políticas públicas, desenvolvimento e conflitos socioambientais, marxismo, América Latina.
Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1999). Mestre e Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade-CPDA/UFRRJ. Como formação complementar, estudou
o Sistema Americano de Direitos Humanos na Comissão de Direitos Humanos da OEA-Washington/DC e Políticas Públicas em Direitos Humanos, no IPDDH/Mercosul.
Possui experiência como docente nas áreas de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Ambientais, atuando nos seguintes temas: Ambiental e Agrário, Urbanístico, Administrativo, Constitucional, Sociologia Jurídica e Conflitos Socioambientais. Em Ciências Sociais com a temática de Justiça Ambiental, Sociedade e Meio Ambiente, Movimentos Sociais , Ecologia Política, Teoria Política e Metodologia de Pesquisa. Professora Orientadora das Pós graduações em Direito da Universidade Cândido Mendes/Multiplus e da Especialização no IPPUR/UFRJ: Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Coordenou o Curso de Extensão promovido pelo CDDH de Petrópolis e Universidade Católica de Petrópolis e com a UNIFESO/Teresópolis. Formação em Direito Social e Assessoria Jurídica Popular.
Ministrou curso na Universidade Andina Simon Bolivar/Equador, como professora convidada. É advogada e educadora popular de movimentos sociais urbanos e rurais e articuladora da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Pesquisadora Vinculada ao Projeto de Pesquisa Observatório dos Vales e do Semiárido mineiro da UFVJM, do Projeto de Extensão de Formação de Juventudes para participação nos debates sobre os Projetos de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. E pesquisadora vinculada ao Laboratório Fluminense da UFRRJ que vem prestando assessoria técnica aos atingidos pelo desastre de Mariana e Barra Longa, através da Cáritas Diocesana e da AEDAS.(Pesquisa e Extensão). Realiza estágio de pós doutorado no IPPUR/UFRJ.
Thiago Ferreira
Detalhes do evento:
Dia(s): 13 jul 2020
Horário: 14h00 - 16h00
Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria, Acesso via Internet, Mundial
Categorias
Sem CategoriasInscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: 13/07/2020
Site: http://ippur.ufrj.br/index.php/pt-br/82-destaques-unicos/835-8-debates-ippur-live-pela-justa-e-plena-reparacao-integral-ao-atingidos-pelos-desastres-crimes-de-mariana-e-brumadinho-mg-13-07-14h
Instituição responsável: IPPUR - UFRJ
Email do organizador: divulgacao@ippur.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99999-9999