8º Debates IPPUR – Desastres-crimes de Mariana e Brumadinho

Com Francine Damasceno e Flávia Braga Vieira e moderação de Thiago Ferreira

Data: 13/07/2020

Canal Youtube: https://tinyurl.com/agenciaippur

O diálogo pretende apresentar como tem sido realizado o trabalho das assessorias técnicas aos atingidos pelos rompimentos das barragens de rejeitos em Mariana e Brumadinho/MG no sentido de garantir o direito à justa e plena das perdas materiais e imateriais impostos a indivíduos, famílias, comunidades, coletividades, instituições públicas e privadas. Serão expostos metodologias, referenciais teóricos e jurídicos utilizados nas construções das matrizes de danos das comunidades atingidas e relatada a batalha judicial pela sua aprovação.

Haverá uma participação especial do Prof. Carlos Vainer, com uma exposição sobre o conceito de “atingido”, sua formulação original e repercussão no debate nacional e internacional.

Flávia Braga Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Associada de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde leciona, desenvolve projetos de pesquisa e extensão e é professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. No Instituto de Pesquisa e Planejamento

Urbano e Regional da UFRJ, coordena o curso de extensão/especialização Energia e

Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, movimentos sociais, Estado e políticas públicas, desenvolvimento e conflitos socioambientais, marxismo, América Latina.

Francine Damasceno

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1999). Mestre e Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade-CPDA/UFRRJ. Como formação complementar, estudou

o Sistema Americano de Direitos Humanos na Comissão de Direitos Humanos da OEA-Washington/DC e Políticas Públicas em Direitos Humanos, no IPDDH/Mercosul.

Possui experiência como docente nas áreas de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Ambientais, atuando nos seguintes temas: Ambiental e Agrário, Urbanístico, Administrativo, Constitucional, Sociologia Jurídica e Conflitos Socioambientais. Em Ciências Sociais com a temática de Justiça Ambiental, Sociedade e Meio Ambiente, Movimentos Sociais , Ecologia Política, Teoria Política e Metodologia de Pesquisa. Professora Orientadora das Pós graduações em Direito da Universidade Cândido Mendes/Multiplus e da Especialização no IPPUR/UFRJ: Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Coordenou o Curso de Extensão promovido pelo CDDH de Petrópolis e Universidade Católica de Petrópolis e com a UNIFESO/Teresópolis. Formação em Direito Social e Assessoria Jurídica Popular.

Ministrou curso na Universidade Andina Simon Bolivar/Equador, como professora convidada. É advogada e educadora popular de movimentos sociais urbanos e rurais e articuladora da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Pesquisadora Vinculada ao Projeto de Pesquisa Observatório dos Vales e do Semiárido mineiro da UFVJM, do Projeto de Extensão de Formação de Juventudes para participação nos debates sobre os Projetos de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. E pesquisadora vinculada ao Laboratório Fluminense da UFRRJ que vem prestando assessoria técnica aos atingidos pelo desastre de Mariana e Barra Longa, através da Cáritas Diocesana e da AEDAS.(Pesquisa e Extensão). Realiza estágio de pós doutorado no IPPUR/UFRJ.

Thiago Ferreira

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (multidisciplinar) pelo IPPUR/UFRJ com a pesquisa “A expansão mineral no Sul brasileiro: O mito da criação e a (re)construção de uma vocação mineral no Estado do Rio Grande do Sul analisados através da implementação do Projeto Mina Guaíba da Companhia de Pesquisas e Lavras Minerais – COPELMI” atualmente em desenvolvimento. É mestre em Sistemas de Gestão do LATEC/UFF (2015-2016), tendo defendido a dissertação “Impactos de projetos de Engenharia realizados entre 2007 e 2016 de uma empresa do setor de petróleo e gás natural em uma comunidade de pescadores no município de Magé/RJ na perspectiva dos stakeholders em dezembro/2016, graduado em Administração Industrial pelo CEFET/RJ (2004-2007), com MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Salesiano (2010-2012) e Extensão em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2012/2014).

Dia(s): 13 jul 2020

Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria, Acesso via Internet, Mundial

Período de inscrição: 13/07/2020