A beleza abstrata da música para piano de Aaron Copland

Entrevistas e Palestras

Em 03 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 14h, o Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, receberá o recital/ palestra “A beleza abstrata da música para piano de Aaron Copland”, a ser realizado pelo professor David Witten.

Aaron Copland (1900 – 1990) foi um compositor norte-americano que escreveu várias músicas para filmes e concertos, tendo sido também um talentoso pianista. Nasceu em Brooklyn, no estado de Nova York, e tornou-se particularmente conhecido por trabalhos que refletem vários aspectos da vida na América. Conhecido nos EUA como o decano dos compositores americanos, recebeu o Prémio Pulitzer de Música em 1945.

David Witten, por sua vez, possui uma carreira internacional que inclui inúmeras turnês na Europa, Rússia, Ucrânia, México, Brasil e China. Nascido em Baltimore, Maryland, Witten estudou no Peabody Conservatory e na Rubin Academy of Music em Jerusalém. Recebeu o Master of Fine Arts em Piano na Suny em Buffalo e DMA (Doctor of Musical Arts) da Universidade de Boston, e, após vinte anos como recitalista ativo, camerista e professor em Boston, aceitou um cargo na Montclair State University em Nova Jersey, EUA, onde atualmente é Coordenador de Estudos de Teclado.

As gravações de piano solo de Witten apresentam músicas de Manuel M. Ponce , Nikolai Tcherepnin e Mario Castelnuovo-Tedesco. Ele é o editor de Nineteenth-Century Piano Music: Essays in Performance and Analysis (Garland Publishing, 1997), que inclui seu estudo analítico de referência das Baladas de Chopin.

Recentemente, ele recebeu seu segundo prêmio Fulbright Scholar por passar vários meses ensinando e atuando na UFRGS em Porto Alegre. Ainda em agosto, ele se apresentará no Festival Internacional de Música de Câmara em João Pessoa.

Dia(s): 3 ago 2022

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Valor: Consultar o organizador