A engenharia e a extensão tecnológica como instrumento para democracia

Cursos e Aulas

A aula inaugural: A engenharia e a extensão tecnológica como instrumento para democracia,  do Programa de Pós Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social, com a participação da professora Sandra Rufino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai acontecer no dia 2 de junho de 2022, no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia.

As atuais diretrizes curriculares nacionais orientam e direcionam as formações dos cursos de Engenharia para um lado mais humanista e de engajamento social, tecnológico, econômico e ambiental. Além disso, a resolução 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, incluindo as engenharias. Apesar dessas orientações, em muitas universidades existem obstáculos a serem superados. Mas também há diversos exemplos de desenvolvimento no Brasil de projetos de extensão voltados para a formação de engenheiros engajados e a aplicação de soluções de engenharia em prol da sociedade e meio ambiente. A aula visa demonstrar a importância da implementação de projetos extensionistas de engenharia para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação de egressos de engenharia de forma a contribuir na direção de um país mais justo e democrático.

Sandra Rufino é professora, educadora e extensionista no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui mestrado e doutorado (1999; 2005) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain – UCL (2009) e realiza (2022) pós-doc no Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) do Instituo Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Membro da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS), conselheira dos Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil) e orientadora no núcleo Natal (ESF-Natal). Na pesquisa e extensão atua nas áreas de: engenharias engajadas, tecnologia e inovação social, economia solidária, negócios de impacto socioambiental, educação em engenharia, metodologias ativas, gestão da produção e pensamento enxuto.

Data: 02/06/2022
Local: Salão Nobre da Decania | Centro de Tecnologia

Dia(s): 2 jun 2022

Local: Salão Nobre da Decania do CT/UFRJ