Abertura da 100a temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

A abertura da 100a temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) terá um concerto dedicado à obras para orquestra de câmara, sob a regência do maestro Thiago Santos. O programa iniciará com a Abertura de ‘La cambiale di matrimonio’, a primeira ópera de Rossini, composta em 1810, onde já se encontram os recursos instrumentais que o compositor lançaria mão ao longo de sua carreira musical. ‘On hearing the first cuckoo in spring’, do compositor inglês Frederick Delius, que seguirá no programa, é um poema sinfônico, no qual o caráter descritivo da cena pastoral se materializa na música e na reprodução do canto do cuco, destacados pelo oboé, clarineta e cordas. O programa continuará com a ‘Ciranda das sete notas’, de Heitor Villa-Lobos, com solo de fagote, por João Luís Maciel, acompanhado pela orquestra de cordas. O programa terminará com uma obra de Mozart, representativa do Classicismo Vienense, a Sinfonia n. 40, uma das mais conhecidas do compositor. Nela, Mozart lança mão de uma orquestra de câmara, apenas com as madeiras e trompas, além das cordas. A tonalidade menor, rara nas sinfonias do compositor e o discurso musical dramático aproximam a obra do Sturm und Drang, movimento artístico do século XVIII, que antecipou o Romantismo do século XIX. Venham prestigiar a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro na temporada do centenário!

Dia(s): 14 mar 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 14/03/2024