Anticapacitismo, politização da deficiência e acessibilidade cultural

A próxima edição do #NavegaUFRJ discute o enfrentamento do capacitismo, termo que nomeia as discriminações contra as pessoas com deficiência. Como e por que essa luta é ainda tão invisibilizada? Vem debater e refletir com a gente! As transmissões acontecem aqui no Facebook e também pelo YouTube.

Para o debate, convidamos Marco Antônio Gavério, cientista social e doutorando em Sociologia pela UFSCar, Camila Alves, psicóloga e doutoranda em psicologia pela UFF e Patrícia Dorneles, professora do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ e coordenadora da Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. A aleijante Severa Paraguaçu, drag com deficiência e modelo completona, cuidará da mediação.

Bastariam recursos, formação de mercados de acessibilidade e publicação de manuais de etiqueta da deficiência? Ou existem questões sobre a visibilidade social da deficiência que precisam da abertura de lugares de fala e de escuta? Os discursos de superação não seriam capacitistas?

E a situação do direito cultural das pessoas com deficiência em meio à transformação das nossas relações com os ambientes virtuais e a hegemonia audiovisual neste contexto pandêmico?

Onde assistir

Facebook do Fórum de Ciência e Cultura

Youtube do Fórum de Ciência e Cultura

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 23/06/2020
Horário: 16:00 - 18:00

Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria
Acesso via Internet - Mundial CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Sem inscrição
Site: https://forum.ufrj.br/
Instituição responsável: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Email do organizador:comunica@forum.ufrj.br
Telefone de contato: N/C

Comments are closed.