As identidades islâmicas e os reinos e impérios de África centro-oeste

MÓDULO II: As identidades islâmicas e os reinos e impérios de África centro-oeste (Séc. XI ao XIX)

Período: 2020.02 / Aos Sábados
17/10, 24/10, 31/10, 07/11

Local: online, via Google Meet – Para quem vai usar o celular pode baixar o aplicativo meet.google.com, e para quem vai usar o computador precisa criar uma conta Gmail. Também vamos ajudar a fazer uma teste antes da primeira aula.

Programação

Aula I: Os Sistemas de Poder e sucessão ntre os Almorávida, Mansaya, Wolof e Fulbé.
Aula II: Usos e Costumes Jurídicos entre os Mandinka, Fulbé e Wolof.
Aula III: A Previsão, o Ensino e a Cura entre os Mouros e Marabuts das confrarias e Escolas Corânicas.
Aula IV: A Terra e a Agricultura no Modo de Produção Tributário dos Marabuts e Nyantio.

As aulas terão 3 horas cada, sendo 1 hora de palestra do professor convidado, 1 hora de aula e 1 hora para debates dos temas abordados na aula.

Coordenação do curso
União dos Estudantes Africanos e da Diáspora UFRJ

Colaboração
Decania de Centro de Letras e Artes UFRJ
Núcleo Africano de Estudantes NAE UFRJ

E-mail: nae.ufrj@gmail.com
Telefone: 021 9 8381 6415

On-Line pelo link:

Até 16 de Outubro

Custo de inscrição:*

Módulo: R$ 80,00 / Professores: R$ 70,00 / Estudantes R$ 65,00

– Certificados com 3h/aula e 12h/modulo
– Textos digitalizados
– Sorteio a ser premiado com 01 livro

Professores
Maurício Wilson Camilo da Silva (Sociólogo, Arquiteto e Urbanista), UFRJ e associado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa INEP, Guiné Bissau

Professores convidados
Idriss Deme
Université de Ouagadougou – Burkina Fasso

Dia(s): 24 out 2020 - 7 nov 2020

Local:

Online: Local: ONLINE, via GOOGLE MEET - Para quem vai usar o celular pode baixar o aplicativo meet.google.com, e para quem vai usar o computador precisa criar uma conta GMAIL. Também vamos ajudar a fazer uma teste antes da primeira aula.

Valor: A consultar
Período de inscrição: Até 16 de Outubro
Site: https://docs.google.com/forms/d/1OcNdl0IhmXzmtB9UZ1X3li7CNRMAMhADHoBm4eci34A/edit
Instituição responsável: União dos Estudantes Africanos e da Diáspora UFRJ