As políticas de imigração e refúgio na promoção dos direitos humanos

As políticas de imigração e refúgio na promoção dos direitos humanos na atualidade

As políticas dos estados nacionais quanto ao ingresso, aceitação e permanência de imigrantes e refugiados em seus territórios foram sempre permeadas por determinados entendimentos quanto a quais grupos nacionais/étnicos, gêneros e faixas etárias deveriam ser priorizados como alvo de tais políticas. Os regimes jurídicos existentes acomodaram-se a tais entendimentos, mas se veem continuamente confrontados com as mudanças na conjuntura migratória internacional, assim como com as novas ênfases no protagonismo de grupos de imigrantes e refugiados. O debate procurará situar historicamente o tema dos direitos desses grupos e destacar as insuficiências e desafios colocados pela conjuntura atual.

Convidados

Maria Walkíria Cabral – professora adjunta do Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas (NUGEPP/UFRJ) e pesquisadora do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (LAFITA/UFRJ). Doutora em Direito Público (PUC Minas). Filósofa e Advogada.

Helion Povoa Neto – geógrafo. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Estágio pós-doutoral no Centro Studi Emigrazioni de Roma. Coordena, desde 2000, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Professor, desde 2006, do IPPUR-UFRJ.

Flavia Guerra Cavalcanti – professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) da UFRJ. Mestre em Ciência Política pela UFRJ. Doutora em Relações Internacionais pelo IRI-PUC-Rio. Coordena o Projeto de Extensão “Vida Pública: como os temas republicanos impactam a integração de crianças refugiadas nos espaços escolares e de ensino do Estado.

Renata Bastos Professora – adjunta do Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Doutora em História pela Universidade de São Paulo. Pós- Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Uerj. Coordenadora de extensão do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social. Autora do livro Lord Keynes pelo Amauta Mariátegui: a crítica da Economia de Keynes na Política de Mariátegui. Jundiaí (SP): PACO Editorial, 2019.

Map Unavailable

Dia(s): 19/10/2020