CANCELADO – Aula Inaugural da Coppe com prof. Sidarta Ribeiro

Sidarta Ribeiro profere Aula Inaugural da Coppe

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Sidarta Ribeiro, vai proferir a Aula Inaugural da Coppe/UFRJ, dia 13 de março, que marca o início do ano letivo de 2020. Pela primeira vez, a Aula Inaugural e a tradicional recepção aos novos alunos da instituição serão promovidas no mesmo dia. O evento será realizado, às 10 horas, no auditório da instituição, Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, Sidarta desenvolve pesquisas em temas como memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; psiquiatria computacional e aplicações da neurociência à educação. É autor de 101 artigos científicos, quinze capítulos de livros científicos e três livros. Sua obra mais recente é “O oráculo da Noite: a história e a ciência do sonho”, lançada na Festa Literária Internacional de Paraty, em 2019, é resultado de suas pesquisas sobre o sono e os sonhos.

Formado em Biologia pela Universidade de Brasília (1993), com mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Sidarta é Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), e fez pós-doutorado em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005).  Membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL), e do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação e do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, é coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (Acerta – Capes/Observatório da Educação).

 

Ciência com engajamento

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em janeiro de 2020, Sidarta Ribeiro disse que “a ciência brasileira vive um verdadeiro pesadelo e um grande retrocesso”. Destacou que existe hoje no País um debate muito mais aprofundado sobre qual projeto queremos, e qual a vocação do Brasil, se apenas produzir e vender soja e minério, ou produzir conhecimento e capital humano.

 

Na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho de 2019, em Campo Grande, o pesquisador apresentou as conclusões de um grupo de trabalho, elaborado ao longo de meses, no qual descreve o que é o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, mostra como ele evoluiu e como está “sendo destroçado nos últimos cinco anos”. No evento, a sessão sobre “política científica do governo Bolsonaro”, por ele coordenada, foi registrada por militares fardados, e resultou em grande repercussão na imprensa. Sobre o episódio, o pesquisador comentou em seguida em entrevista publicada na revista Piauí:

 

“Mais importante que discutir o gesto dos militares é focar nos problemas enfrentados pela ciência brasileira. O importante não é que registraram a palestra, o mais grave é o colapso do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. A notícia não é que Ricardo Galvão bateu boca com Bolsonaro, é que o desmatamento na Amazônia disparou”, prosseguiu o pesquisador. “Temos que tomar o cuidado de não ficarmos falando da espuma e nos esquecermos da essência.”

 

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 13/03/2020
Horário: 10:00 - 13:00

Local: Auditório da COPPE (Centro de Tecnologia 2)
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco "1", Térreo, Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-594

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:13/03/2020
Site: www.coppe.ufrj.br
Instituição responsável: Coppe/UFRJ
Email do organizador:asscom@adc.coppe.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 3622-3406

Comments are closed.